Prefeito entrega Centro de Controle Operacional para monitoramento da cidade
Publicado em 02 de outubro de 2024
Por Jornal Do Dia Se
O prefeito Edvaldo Nogueira entregou, nesta terça-feira (1º), o Centro de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura de Aracaju. Erguido na sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o local possui estrutura moderna, com recursos tecnológicos que ampliam o monitoramento da capital, através de órgãos operacionais da administração. Foram investidos mais de R$ 1,5 milhão para a instalação do espaço, que ocupa uma área de 670 metros quadrados e conta com uma central de controle, para o acompanhamento em tempo real da cidade, por meio de câmeras, salas de crise e estatística, além de outros setores da SMTT. Ao inaugurar o CCO, Edvaldo destacou que a iniciativa representa “um grande avanço, uma vez que permitirá à gestão atuar de maneira ainda mais estratégica, garantindo a segurança e o conforto da população, com a oferta de serviços ainda mais efetivos”.
De acordo com o superintendente de Transportes e Trânsito de Aracaju, Renato Telles, inicialmente, atuarão no CCO servidores da SMTT, Guarda Municipal e Defesa Civil. Ele explicou que, além do monitoramento do trânsito, as equipes se concentrarão no acompanhamento, por exemplo, dos equipamentos públicos e das condições meteorológicas de Aracaju, com a incorporação do sistema ClimAju.
Secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, o tenente-coronel Lucas Rebello ressaltou que a criação do CCO é uma importante ação da Prefeitura que mostra como é possível fazer uso da tecnologia em benefício da população, principalmente no que diz respeito à segurança e resiliência da cidade.
Da mesma forma, o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, tenente-coronel Silvio Prado, enfatizou que a iniciativa consolida o trabalho que foi realizado pela gestão municipal para tornar a capital sergipana mais resiliente no período chuvoso. “Com a presença da Defesa Civil no CCO será possível fazer o monitoramento do clima através das câmeras, em tempo real, completando o acompanhamento que já era feito com o ClimAju. Além disso, durante os períodos chuvosos teremos também uma equipe atuando na central, fazendo a triagem das demandas que chegam através do 199 para que possamos dar prioridade às ocorrências de maior impacto, principalmente desabamentos e deslizamentos de terra. Com isso, reduziremos ainda mais o tempo de resposta, atendendo melhor a cidade”, completou.