“Estamos finalizando a minuta da lei, e vamos enviar para a Câmara de Vereadores. Em breve, esperamos ter a moeda social e o banco municipal operando em São Cristóvão, promovendo o fortalecimento da nossa economia local”, afirmou o prefeito.
Prefeito quer implantar banco popular e uma moeda social
Publicado em 28 de fevereiro de 2025
Por Jornal Do Dia Se
Na tarde da última quarta-feira (26), o prefeito de São Cristóvão, Júlio Nascimento, esteve em Indiaroba com o objetivo de conhecer o Banco Popular do município e a moeda social local, o Aratu. A visita teve como propósito entender o funcionamento dessas iniciativas de sucesso para adaptá-las e impulsionar a economia local de São Cristóvão.
O Banco Popular de Indiaroba é pioneiro no Nordeste do país, e oferece microcrédito de baixo custo para a população mais carente, com foco no fortalecimento da economia local. Um dos maiores sucessos da iniciativa é a Moeda Social Aratu, uma moeda digital com paridade com o real (A$ 1 = R$ 1), que circula exclusivamente dentro dos limites do município.
A moeda foi fruto de uma análise que revelou que os recursos que eram gerados na cidade não retornavam à economia local. Para reverter esse quadro, a moeda Aratu foi implementada com o objetivo de incentivar o consumo dentro da cidade, evitando a fuga de capital para municípios vizinhos e fortalecendo o comércio local, além de gerar um ciclo virtuoso de desenvolvimento.
O nome Aratu foi escolhido em homenagem ao marisco típico da região, que é um símbolo da cultura local e da força do trabalho das marisqueiras. A moeda é utilizada principalmente para transações comerciais, sendo utilizada somente dentro de Indiaroba e também é aplicada nos programas sociais municipais.
Implementação em São Cristóvão – O prefeito de São Cristóvão, Júlio Nascimento, elogiou a experiência de Indiaroba e anunciou que, na Cidade Mãe, a moeda social será chamada “Bricelet”, em referência ao famoso biscoito produzido no município e que é Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe. Júlio destacou que o projeto de implantação da moeda social já está em andamento desde a gestão anterior do ex-prefeito Marcos Santana e que a criação do Banco Municipal está prevista para os próximos meses. A ideia é que seja aplicada nos programas sociais do município, a exemplo do Bolsa Família Municipal, assim como ocorre em Indiaroba.