A CERIMÔNIA DE REENQUADRAMENTO DOS GUARDAS
PREFEITO REENQUADRA GUARDAS MUNICIPAIS
Publicado em 28 de setembro de 2012
Por Jornal Do Dia
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, assinou o decreto de enquadramento de 269 servidores no quadro suplementar da Guarda Municipal de Aracaju (GMA). A solenidade foi realizada ontem, 27, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.
Em 1990, quando a GMA foi criada pelo então prefeito Wellington Paixão, funcionários que já faziam parte do quadro municipal passaram a integrar a pasta. Onze anos depois, a lei 2.984/2001 instituiu a realização de um concurso público, nomeando o quadro permanente de guardas municipais, e deixando os antigos servidores prejudicados, sem funções definidas.
Após enviado para a Câmara de Vereadores e aprovado por unanimidade, o projeto de lei faz justiça aos colaboradores que atuam na Guarda desde a sua fundação. "Agora vocês podem bater no peito e dizerem com orgulho que são Guardas Municipais da cidade de Aracaju", comemorou Edvaldo Nogueira.
Após entregar a cada um o seu decreto e saudar um a um, o prefeito lembrou da situação precária em que se encontrava a GMA quando ele, como vice, e o então prefeito de Aracaju Marcelo Déda, assumiram suas funções no ano de 2000.
"A Guarda era composta por vigilantes em desvio de função e cargos comissionados e estava desestruturada. Hoje é uma corporação organizada, realizamos concurso público, treinamentos, compra de equipamentos, colocamos em prática o plano de carreira, fizemos a compra de viaturas, motos, bicicletas, conquistamos o porte de arma, e hoje chegamos estamos aqui solucionando um grande problema que vinha se arrastando há anos. Eu não poderia deixar a prefeitura sem solucioná-lo", enfatizou.
Com a mudança, a GMA passa a ter dois quadros de servidores: o quadro permanente, composto pelos servidores concursados, e o quadro suplementar, composto pelos funcionários que atuam desde a fundação da corporação. No quadro suplementar, entretanto, não há vacância de cargos. Na medida em que os servidores forem deixando o cargo, este será extinto.