PREFEITOS PARTICIPAM DE DEBATE

A partir da consolidação de uma parceria exitosa com o Governo Federal, o Estado de Sergipe assume mais uma vez a posição de protagonismo nacional ao realizar o I Encontro Estadual de Prefeitos e Prefeitas, contando com a ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti. A abertura oficial do evento ocorreu na manhã de ontem, em um hotel na Barra dos Coqueiros. A iniciativa busca qualificar cada vez mais a interlocução dos municípios com os diversos programas governamentais, bem como esclarecer a ampliação das possibilidades de parceria entre os entes federativos.

O governador Marcelo Déda fez questão de agradecer a ministra Ideli Salvatti e a presidenta Dilma Rousseff pela escolha de Sergipe para sediar este evento. "A partir desta iniciativa, Sergipe se transforma no estado pioneiro nesse trabalho de descentralização das relações do Governo Federal com os prefeitos brasileiros", destacou.

Nos últimos 10 anos, ainda conforme o governador, o País tem experimentado um novo tipo de relacionamento na federação brasileira. "Eu alcancei um tempo onde os prefeitos eram recebidos em Brasília com cassetetes, bombas de gás e cães policiais, apenas por reivindicar seus direitos. Isto, à época, era considerado subversão. Hoje, os prefeitos são recebidos pela presidenta Dilma anualmente num grande fórum, e agora, mais que isso, o governo central sai de Brasília para vir aos estados, através da ministra encarregada da função, para dialogar diretamente com os prefeitos", reforçou o governador Marcelo Déda.

Ao contextualizar as dificuldades enfrentadas pelos municípios sergipanos, diante dos 62 prefeitos presentes, o governador Marcelo Déda externou a sua preocupação com o problema da seca, onde 24 municípios já decretaram situação de emergência, e outros 5 municípios estão em situação de decretação. "Precisamos contar com o apoio do Governo Federal para enfrentar essa situação que ameaça a dinâmica da economia rural que, em Sergipe, alcançou um avanço sem precedentes nos últimos anos. As perdas na produção agrícola, e sobretudo nos rebanhos da nossa bacia leiteira podem desestruturar as cadeias produtivas, gerando desemprego e uma acentuada queda da renda no semiárido sergipano", alertou o governador, referindo-se ao problema provocado pela longa estiagem.

O governador Marcelo Déda também salientou que o Governo de Sergipe continuará conjugado com as iniciativas do Governo Federal e, na medida do possível, investirá nessas ações de capacitação dos gestores municipal com o objetivo de qualificar cada vez mais a aplicação dos programas e projetos em prol da população sergipana.

A presença da maioria dos prefeitos sergipanos no ato, segundo a ministra Ideli Salvatti, comprova a perspectiva positiva que se tinha desse primeiro evento realizado em Sergipe. "Ver esse auditório lotado, contando com a maioria dos prefeitos sergipanos, vice-prefeitos e vereadores comprova a opinião que tínhamos sobre a participação dos administradores sergipanos. É esse exemplo que queremos ver nos outros estados que vamos percorrer", sintetizou a ministra.

Novo Paradigma – Falando em nome dos prefeitos presentes, o prefeito da capital, João Alves Filho, destacou a importância do ato realizado em Sergipe, que notabiliza a iniciativa do Governo Federal em construir uma nova forma de buscar interação com os municípios brasileiros. "Este é um momento honroso para todos os sergipanos já que graças ao desempenho e ao prestígio do governador Marcelo Déda, estamos recebendo a ministra Ideli Salvatti coordenando todos os setores do Governo Federal em Sergipe para atender a uma prioridade definida pela presidenta Dilma em qualificar ações que consolidem essa obra eficiente em todo o País", mencionou o prefeito.

Ainda segundo João Alves, nos últimos 40 anos não foi visto um gesto presidencial que se voltasse tanto às ações dos municípios. "É importantíssima essa busca de qualificação das ações das gestões municipais, para que o objetivo final dos programas elaborados não se perca na burocracia. Essa é uma ação planejada e coerente do Governo Federal em relação aos municípios brasileiros, tendo o papel preponderante da ministra Ideli Salvatti que é, para mim, referência em postura republicana, atendendo a todos sempre da melhor maneira e sem distinção de origem partidária ou regional", salientou o prefeito.

Compartilhe esta notícia