Quinta, 10 De Outubro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Prefeitura cria novo bosque na Sementeira e amplia a área verde do parque


Publicado em 31 de agosto de 2024
Por Jornal Do Dia Se


A Prefeitura de Aracaju plantou as primeiras 300 mudas do total de 2.040 novas árvores que passarão a compor a área verde do parque (Alberto Cézar/Emsurb)

Já começa a tomar forma o novo bosque do Parque Governador Augusto Franco, também conhecido como Parque da Sementeira. Numa área em frente aos lagos, que inclui os locais onde antes havia prédios administrativos, a Prefeitura de Aracaju plantou as primeiras 300 mudas do total de 2.040 novas árvores que passarão a compor a área verde do parque até o fim do ano, no âmbito do projeto de reurbanização da Sementeira, dobrando a área do verde da Sementeira, a qual contava, até então, com 2.038 indivíduos arbóreos.
O novo bosque do Parque da Sementeira conta com espécies como monguba, angico, Tento Carolina, mutamba, chichá, pau ferro, canafístula, tespésia, aroeira, saboneteira, sucupira, farinha seca, paineira e ipê roxo. As novas árvores do parque, explica o gestor da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos, vão qualificar e diversificar a cobertura vegetal dessa importante área de lazer da cidade que atrai, diariamente, centenas de aracajuanos e turistas.
“Na hora de estabelecer o projeto de revitalização do parque ficou clara a necessidade de ampliar a quantidade de árvores e aumentar a diversidade, com a inclusão de árvores frutíferas que permitam o desenvolvimento de pássaros e outros animais. Estamos formando vários mini-bosques para que tenhamos áreas com mudas florestais, mudas mais condensadas. O projeto inicial inclui o plantio de 100 novas árvores para fechar mais a vegetação e favorecer o surgimento da fauna local”, detalha o secretário municipal do Meio Ambiente.
Lemos destaca ainda essa primeira fase é voltada à aquisição de mudas de qualidade, um trabalho feito em parceria com o SergipeTec. “As mudas passam por um processo na estufa, para que tenham um melhor desenvolvimento. Depois elas vão para o processo de rustificação, e a partir daí as mudas vão adquirir um tamanho razoável, ficam mais resistentes, e a gente faz o plantio. A depender do tamanho das mudas, elas serão monitoradas por um período de dois a três anos, para que a gente consiga ter as árvores estabelecidas”, destaca.
Com a implantação do novo bosque, a Prefeitura de Aracaju irá dobrar a quantidade de árvores existentes no Parque da Sementeira até o final do ano, além de melhorar a qualidade ambiental da cidade. De acordo com o secretário Alan Lemos, o desempenho de Aracaju em termos de áreas verdes urbanas foi um grande destaque no Índice de Progresso Social – divulgado recentemente pelo jornal O Globo -, uma metodologia que avalia a qualidade de vida da população no Brasil de forma multidimensional.
 “Nesta avaliação, a área verde urbana foi exatamente onde tivemos a nota mais alta. O plantio no Parque da Sementeira é um passo importante para solidificar o espaço com uma cobertura vegetal mais intensa e favorecer a biodiversidade e o crescimento de espécies nativas. Com a implementação deste novo bosque, Aracaju reafirma seu compromisso com a preservação ambiental e a qualidade de vida dos seus habitantes”, salienta Alan Lemos.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade