Os novos professores posam para foto durante a posse
Prefeitura dá posse a 76 professores aprovados em concurso
Publicado em 25 de setembro de 2012
Por Jornal Do Dia
Mais 76 professores que irão atuar na rede municipal tomaram posse ontem, 24, em solenidade realizada no Centro Administrativo Prefeito Aloísio de Campos. Foram convocados 47 aprovados em Pedagogia; 5 professores de História; 4 de Português; 5 de Matemática; 8 de Educação Física; 3 de Língua Estrangeira e 4 de Ciências. Ao longo do ano, a Prefeitura de Aracaju (PMA) já realizou três convocações de professores aprovados no concurso realizado em 2012, totalizando 321 convocados.
Para a professora Luciana Sobral de Souza, o desafio é transformar a escola em um espaço que favoreça a manifestação de cada um, respeitando as diferenças e a multiplicidade de identidades lá existentes. Parafraseando Rubens Alves, ela utilizou uma analogia afirmando que ensinar é oportunizar aos alunos o saber e o saber pelo aprender.
"Justamente para ilustrar aos aprovados aqui presentes sobre o nosso papel, já que segundo o autor, a educação se divide em duas partes: ensinar as ferramentas e os meios da vida; a outra é ensinar a degustação da vida. Assim, desejamos contribuir com a construção do saber, mas com a degustação dos sabores que a educação poderá proporcionar através da interação com os alunos", finalizou, desejando boa sorte e bom trabalho aos novos empossados.
A professora Fabiana Delfino dos Santos recebeu simbolicamente o decreto de nomeação em nome de todos os empossados. Ela falou da alegria em ser aprovada pela 1ª vez em um concurso público e disse estar extremamente feliz com o local onde irá trabalhar. "Vou ser professora de crianças de três anos de idade na Escola Municipal de Ensino Infantil Francisco Rollemberg. Estou muito feliz", disse Fabiana.
Melhorias – O prefeito Edvaldo Nogueira destacou que pela primeira vez na história da cidade os alunos receberam fardamento gratuitamente. A atual gestão implantou brinquedoteca nas escolas e Aracaju também entra para a história como a primeira capital do país a ter 100% dos alunos da rede utilizando computadores em sala de aula. Este ano já foram entregues 10 mil e, até o final do ano, outros 8 mil netbooks estarão auxiliando as crianças da capital a aprenderem cada vez mais e melhor.
Os professores da rede municipal também estão recebendo notebooks, e a Prefeitura irá instalar wi-fi (internet sem fio) em todas as escolas da rede; os alunos das escolas públicas começam a utilizar a lousa eletrônica em sala de aula e em escolas totalmente reformadas. "De 2006 até agora, já investimos R$ 45 milhões na reconstrução de escolas. Este ano oferecemos um aumento salarial de 16% aos nossos professores", observou Nogueira.