Reunião teve bons resultados
Prefeitura de Japaratuba quer reabrir Hospital com apoio do Estado
Publicado em 14 de novembro de 2013
Por Jornal Do Dia
O prefeito de Japaratuba, município localizado no Leste Sergipano, Hélio Sobral Leite, recebeu na manhã da última terça-feira (12), a secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos. O encontro, que foi realizado na sala de reuniões da Prefeitura e contou com a presença dos secretários municipais de Administração, Antônio Carlos Mota; de Comunicação, Joaquim Silva; e de Saúde, Jorge Alberto, teve como finalidade analisar possíveis caminhos para a reabertura do Hospital São José, desativado em 2008.
"Nossa intenção é motivar o Estado a nos auxiliar nesta luta e anseio da população, mostrando a importância que o espaço tem para a cidade. O prédio foi erguido na década de 30 como entidade filantrópica. Foi hospital, maternidade, pronto socorro e maior referência em saúde no município. É um hospital histórico, que já salvou muitas vidas e que trouxe ao mundo muitos japaratubenses. Por isso, nosso desejo de reabri-lo", justificou o prefeito.
O gestor explicou que, após seu fechamento, o prédio permaneceu sob júdice até a Prefeitura entrar em acordo com a associação, assumindo os débitos do espaço. "Isso aconteceu na semana passada. Depois de se tornar patrimônio do município, solicitamos ao governador em exercício, Jackson Barreto, o apoio do Estado para realizar esta promessa de campanha. E hoje estamos aqui, estudando as diversas possibilidades", enfatizou Hélio Sobral.
Após a reunião, prefeito, secretários municipais, a secretária Joélia e técnicos do Estado – das áreas de Atenção Integral à Saúde, Hospitalar, Planejamento, Psicossocial e Infraestrutura -, fizeram uma visita técnica ao prédio onde funcionava o antigo hospital para avaliarem as condições do espaço. Enquanto percorriam as dependências, representantes municipais e estaduais discutiram uma maneira de aproveitar o ambiente para a possível instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento ou de um Hospital de Pequeno Porte, com 31 leitos.
"Como Japaratuba já foi contemplada com uma Clínica de Saúde da Família, a proposta seria reformar e ampliar o antigo Hospital São José e transferir a urgência, que hoje funciona na clínica, para o hospital, o que garantiria assistência ampliada à população. A cidade teria um local para o setor de exames complementares e atendimento do PSF, e outro para atender especialidades e emergências", detalhou Jorge Alberto, secretário municipal de Saúde.
Ciente da importância do espaço para a cidade, a secretária de Estado, Joélia Silva Santos, assegurou que a
Secretaria está à disposição para discutir avanços no que se refere à viabilização do projeto. "A partir de agora, os técnicos vão avaliar qual a necessidade estrutural do prédio. Já agendamos uma nova reunião para o dia 19 de novembro quando pretendemos avançar nesse estudo", salientou Joélia, complementando.
"Conhecemos a história dessa unidade, sabemos da grandiosidade que teve para a população e nos comprometemos em discutir, juntos, a viabilidade de reabertura do serviço. Só precisamos fazer uma avaliação, inclusive, com a busca de recursos para custeio, também junto à União, que garantam o funcionamento futuro", concluiu a secretária de Estado da Saúde.