Segunda, 15 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

PREFEITURA NOS BAIRROS AGITA COROA DO MEIO


Avatar

Publicado em 07 de maio de 2013
Por Jornal Do Dia


Centro de Educação Ambiental é a mais nova referência da Coroa do Meio

Exames de glicemia e pressão arterial foram ofertados durante o mutirão

Os novos mascotes da guarda Municipal fizeram a alegria das crianças

O bairro Coroa do Meio ganhou uma nova cara no último sábado, 4. Quem passou pela avenida José Andrade Gois pode acompanhar mais um Prefeitura nos Bairros. Os estandes montados levaram à população local diversos serviços prestados gratuitamente e, na quarta edição do programa municipal uma novidade: a inauguração do Centro de Educação Ambiental Professor Manoel Bonfim Ribeiro.

Administrado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o Centro é a mais nova referência no que tange a conscientização ambiental. Instalado nas proximidades do mangue, o local tem como foco o uso de mecanismos para preservação e conservação de um dos principais biomas da capital sergipana.

A estrutura do Centro conta com quatro quiosques onde serão realizados cursos e exposições. Por meio dele, crianças, jovens e adultos poderão entender sobre o funcionamento do meio em que vivem, através de atividades como o plantio correto de mudas, a interação entre pesquisador e comunidade, e também poderão contar com capacitações e práticas de educação ambiental.

Através da parceria entre a Sema e a Fundação de Formação para o Trabalho (Fundat), uma área anexada ao Centro foi reservada para a capacitação profissional, onde a comunidade poderá contar com cursos gratuitos de aperfeiçoamento. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, o local ainda vai fortalecer as ações com a fomentação do aprimoramento da população.

Como uma das primeiras ações desenvolvidas dentro do Centro, está aberta ao público a exposição da artista plástica, Clis Félix, retratando em dez quadros a vida no mangue. Quem visitar a exposição apreciará a retratação do ecossistema e será levado a refletir sobre o tema da preservação ambiental e sua importância.

Ainda dentro do Centro a comunidade da Coroa do Meio vai contar com a presença de um posto avançado da Guarda Municipal, este que ainda está em fase de construção, mas, ainda assim, o local já conta com a presença de guardas que se dividem para manter a segurança de quem por ali passar.
Ação das secretarias
Cada uma das secretarias envolvidas no mutirão reforçou o compromisso da Prefeitura Municipal de Aracaju em garantir a assistência à população. E cada um dos estandes, serviços foram prestados de forma gratuita e agradaram a população do bairro Coroa do Meio.

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) os moradores tiveram acesso a testes rápidos para diagnósticos de DSTs e distribuição de preservativos. Ao todo foram realizados 400 exames. Foram feitos ainda 200 testes de glicemia para diagnosticar diabetes, além de ações como monitoramento da pressão arterial, oferta de massagens.  A SMS também atuou de forma a regularizar a oferta de medicamentos para o tratamento de hipertensos, abastecendo 90% do estoque.

Com o sorriso estampado nos rostos, crianças e jovens de todas as idades aproveitaram o dia participando das ações da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp). Pintura corporal, jogos de tabuleiro e torneios de futebol de quadra, futebol de campo, queimado e handball, foram exercitados por uma garotada cheia de energia.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou inscrições para o ProJovem, mediu o índice de massa corpórea das crianças e ministrou oficinas de pintura e desenho.
O trabalhador também teve um espaço reservado para aprender um pouco mais sobre alguns ofícios. A Fundat atuou mais uma vez no evento, a partir da oferta da oficina de corte de cabelo e divulgação dos programas CredPovo e Agência do Trabalhador. Outra boa ação da Fundação foi a oficina de confecção de bijuterias.

Há cerca de 15 dias as ruas do bairro Coroa do Meio vêm sendo revitalizadas. Nesta sábado, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) reforçou as ações de recuperação das vias que estavam desgastadas com o tempo.
Para melhorar ainda mais o aspecto físico da localidade, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) realizou pintura de meio fio, varrição, roçagem, capinação, retirada de lixo e entulho das vias públicas além de  fazer a manutenção de áreas verdes. Outra forma de participação da Emsurb foi a exposição da Oficina de Papel que, através do trabalho de artesãs transforma o papel em diversas peças decorativas.

A segurança dos moradores foi reforçada com a atuação da Guarda Municipal. Além disso, a GMA apresentou à comunidade do bairro Coroa do Meio um pouco mais do trabalho prestado pela instituição. Quem visitou o estande conferiu os equipamentos,  exposição de fotos, fardas, brasões e armamentos utilizados pelo efetivo. Além disso, foram dadas orientações jurídicas e instruções para combater o uso de drogas.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade