Até a primeira quinzena de março, estarão concluídas as obras do presídio de regime semiaberto que está sendo construído em Areia Branca (Agreste), ao lado da Cadeia da Territorial Antônio Nascimento Nogueira. A garantia é do presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), Caetano Quaranta que, a convite do secretário de Justiça e de Defesa do Consumidor, Cristiano Barreto, fez uma visita técnica na manhã de ontem ao canteiro de obras da nova unidade, cuja construção é de responsabilidade da Construtora Celi.
Durante a visita técnica, os engenheiros da Cehop e da Construtora Celi mostraram detalhes da obra ao secretário Cristiano Barreto que, também, demonstrou seu conhecimento de toda estrutura do empreendimento. "Estou extremamente satisfeito com o que vi e fico tranquilo ao saber que o cronograma está sendo cumprido rigorosamente, assim como as especificidades técnicas que uma obra desse porte requer", afirmou Cristiano Barreto.
Iniciada em 7 de junho passado, o novo presídio, orçado em mais de R$ 36 milhões, terá capacidade para 632 internos e ocupa uma área total de mais de 43 mil metros quadrados, sendo 16 mil metros quadrados de área construída. Ao todo, serão 18 módulos e alguns deles já estão em fase superestrutura, pois já se avistam pilares, lajes e vigas. Outros estão em fase de infraestrutura, que são as fundações do prédio, e há aqueles que ainda estão sendo demarcados (fase de edificações).
Além da parte de administração, a nova unidade prisional terá duas áreas de vivência, sendo uma coletiva dupla para 258 internos e outra coletiva sêxtupla, para 374, perfazendo 632. Haverá, ainda, um pavilhão para tratamento penal, ensino e polivalente, que por dia de visita abrigará 187 internos, oficina, módulos de saúde com oito leitos, módulo para tratamento químico para 22 internos, canil, guaritas altas e térreas, bem como espera de visita, subestação e gerador.
Além do secretário Cristiano Barreto e do presidente da Cehop, Caetano Quaranta, acompanharam a visita técnica, o diretor técnico e a engenheira da Cehop, Howard Alves de Lima e Darcyene Mota, respectivamente, o assessor especial da Sejuc, coronel Reinaldo Chaves, o diretor do Desipe, Agenildo Junior, e o diretor da Cadeia de Areia Branca, Ricardo Manhães.


