Segunda, 15 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Previsão de chuvas intensas até a sexta-feira


Avatar

Publicado em 27 de março de 2024
Por Jornal Do Dia Se


A previsão é de chuvas (Arthuro Paganini)

Milton Alves Júnior

Até a próxima sexta-feira (29), a previsão é de mau tempo em todas as oito regiões do Estado de Sergipe. Em nota publicada na manhã de ontem, a Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas (SEMAC/SE) revelou a possibilidade de chuvas intensas e rajadas de vento, com alto risco de descargas elétricas. O acúmulo de chuva pode ultrapassar a marca de 70 mm/dia, e os ventos podem variar entre (40-60 km/h). Diante desta previsão, peritos da Defesa Civil Estadual realizam monitoramento dos municípios sergipanos onde a instabilidade pode provocar danos públicos e particulares mais intensos. Há risco de transbordamento dos principais rios e lagoas do Estado de Sergipe.
“As Ondas de Leste (DOL) deve atuar, como também, a Zona de Convergência Intertropicao (ZCIT) em banda dupla favorecendo o transporte de nuvens convecticas para o Estado de Sergipe. Além disso, a oscilação madden julian estará ativa ocasionando o transporte de umidade na região Nordeste, sem contar que, em todos os níveis da atmosfera deve apresentar umidade e juntamente com as elevadas temperaturas provoca grande possibilidade de manutenção e desenvolvimento de nuvens de grande desenvolvimento vertical (CBs) que ocorre através da instabilidade termodinâmica, com isso há grande probabilidade de chuvas intensas atingirem o Estado”, destacou a Gerência de Meteorologia. A elaboração deste aviso meteorológico foi baseada na análise de dados internos da pasta.
Ocorrência de chuvas que podem gerar acumulados expressivos especialmente para região do litoral e adjacências do Estado de Sergipe, apresentando riscos: em rodovias, de alagamentos, de deslizamentos de encostas, de transbordamento de pequenos córregos e riachos. “Há possibilidade de Trovoadas e Descargas Elétricas (em todo o Estado), também há possibilidade de Trovoadas, Descargas Elétricas e chuva de Granizo (Agreste e Sertão)”, completou a Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas. Os sinais de alerta – de igual modo à sociedade -, estão sendo compartilhados junto às marinas, iates clubes e empresas de transporte marítimo, reiterando a necessidade de precaução durante todo o período de instabilidade.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade