Quinta, 12 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Professores cobram auditoria em previdência


Publicado em 15 de outubro de 2013
Por Jornal Do Dia


Milton Alves Júnior

Na manhã de hoje professores da rede estadual se reúnem no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, em Aracaju, com o objetivo de exigir junto ao Governo de Sergipe melhorias nas condições de trabalho dos docentes, como também, qualificação nas estruturas físicas das instituições de ensino. Aproveitando a oportunidade, a perspectiva é que seja criado um abaixo-assinado que cobra da Procuradoria Geral do Estado (PGE), e do Ministério Público Estadual (MPE) uma emergente auditoria no Sergipe Previdência. Conforme lamentações do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese), o Governo encontra dificuldades em atender as reivindicações dos servidores em decorrência de possíveis irregularidades no setor previdenciário.
Nesse 15 de outubro, Dia Nacional dos Professores, a presidente do Sintese, Ângela Melo, avalia o encontro como de suma importância para o progresso do Estado. Segundo ela, os promotores de justiça e procuradores de Sergipe deveriam atender aos anseios dos professores e realizar a auditoria. "Na realidade se isso for feito e os problemas solucionados, tenho certeza que os gestores públicos terão melhores condições em negociar o pleito não só dos professores, como também das demais categorias. Hoje é dia de reivindicações, como também, de saudar os companheiros professores que vestem a camisa pela boa educação pública", afirmou. O evento que está previsto para começar às 9h deve reunir também docentes que representarão todas as regiões do estado.
No site oficial e redes sociais do Sintese, a categoria garante também exigir que ‘o Conselho Deliberativo do Sergipe Previdência tenha participação paritária dos servidores, através de suas representações sindicais, órgãos de controle externo e Governo do Estado; que o Estado de Sergipe envie projeto de lei para Assembleia Legislativa solicitando autorização para leiloar bens imóveis de modo que os recursos arrecadados sejam para capitalizar o Fundo de Previdência Estadual; e que o Poder Judiciário, o Poder Legislativo, o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado voltem a assumir as despesas da folha de pagamento dos seus respectivos servidores aposentados’.
Ainda de acordo com Ângela, os professores, com essa iniciativa, se mostram preocupados com o futuro de Sergipe. "Esta luta não deve ser vista como algo que só diz respeito aos aposentados, que vêm sofrendo com os atrasos no recebimento de suas aposentadorias. Se nenhuma atitude for tomada agora, no futuro a situação pode ser mais grave do que a vivenciada hoje por nossos aposentados", disse. Dando sequência ao dia ‘comemorativo’, hoje será realizado também na capital sergipana a XI Conferência Estadual de Educação que será promovida no Iate Clube de Aracaju a partir das 19h. O evento segue até a próxima quinta-feira, 18.

Mobilização – Fechando o mês em que se comemora o Dia do Professor no Brasil, será realizada no próximo dia 30, em Brasília, mais uma Mobilização Nacional dos Funcionários da Educação. O objetivo é fortalecer a luta pelo direito à formação e à valorização profissional dos funcionários, sob a pauta de mais investimentos para o programa Profuncionário; do cumprimento da Lei 12.796/2013; da realização de concurso público para acesso na carreira; contra a terceirização e pela regulamentação do piso e das diretrizes nacionais para os planos de carreira dos profissionais da educação. A direção do Sintese está estudando a possibilidade de promover um ato em Sergipe, mas até o momento não foi divulgada nenhuma programação alusiva.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade