Professores da UFS fazem hoje caminhada no centro de Aracaju
Publicado em 31 de julho de 2012
Por Jornal Do Dia
Milton Alves Júnior
Há 73 dias em greve, professores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) promovem na manhã de hoje, a partir das 8h, uma caminhada pelas principais ruas e avenidas do Centro de Aracaju. Tendo a Praça General Valadão como ponto de encontro, a expectativa da organização é que aproximadamente 700 pessoas possam participar da marcha, que passará pela Assembléia Legislativa e pela Câmara de Vereadores. Além de um Plano de Carreira, os docentes reivindicam recomposição salarial de 22,08% e uma universidade pública, gratuita e de qualidade.
Marcos Pedroso, representante do Comando Geral de Greve (CGG), disse que o objetivo da marcha é atrair o apoio dos parlamentares sergipanos. "Infelizmente achávamos que essa luta seria um pouco menos problemática. A falta de apoio do Governo Federal contribuiu diretamente para que essa greve ultrapassasse os 70 dias. Esse ato é pra pedir o apoio dos políticos estaduais, caso contrário, a situação continuará difícil", disse.
De acordo com Marcos Pedroso, a administração federal está retardando o encontro com os professores. "Estava marcado para hoje um encontro com a ministra do Planejamento, Mirian Belchior, porém, representantes do órgão nos comunicaram que esse debate foi adiado. É mais uma prova que eles não estão interessados em nos apresentar melhores propostas", alegou. Questionado quanto ao prejuízo que a greve está proporcionando aos cerca de 30 mil estudantes da UFS, Pedroso disse: "Sabemos das nossas obrigações e podem ter certeza que nenhuma aula será perdida. Um plano de reposição já está sendo previamente montado para não deixar ninguém sem aula".