Terça, 21 De Maio De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Profissionais do Samu também são encaminhados


Avatar

Publicado em 07 de maio de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Paralelo aos profissionais do Corpo de Bombeiros Militar, servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), também deixaram o estado de Sergipe com a missão de colaborar com os trabalhos de acolhimento das famílias gaúchas. Este encaminhamento foi confirmado no início da manhã de ontem por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Sobre a equipe, a administração estadual revelou que é formada por 12 profissionais, sendo cinco enfermeiros, quatro médicos e um técnico de enfermagem que compõem o serviço aeromédico de Sergipe e mais dois que irão atuar na parte da organização à convite do Ministério da Saúde (MS), onde irão atender durante 10 dias nas localidades, podendo haver substituição desses profissionais.
De acordo com o superintendente do Samu, em Sergipe, Denisson Pereira, uma comissão foi formada internamente com a perspectiva de estudar o perfil operacional dos especialistas que formam o quadro de trabalhadores deste sistema público, para, em seguida, convidá-los para esta missão. “Nesse primeiro momento, foram solicitados aqueles que têm a especialização e o conhecimento do resgate aéreo. São profissionais qualificados para esse tipo de atendimento, que é a primeira fase de resgate voltada para a busca e salvamento”, destacou o gestor. Trabalhadores que ficaram excedentes nesta lista, podem ser gradativamente convidados caso a SES identifique a necessidade de substituir os componentes da primeira equipe.
Na tentativa de contribuir com os serviços de assistência clínica às centenas de milhares de pessoas impactadas com os efeitos da natureza, a Secretaria de Estado da Saúde, do RS, revelou que mais de sete mil profissionais de saúde se cadastraram no banco de voluntários do governo. De acordo com o painel da pasta, foram registrados até o último final de semana: 727 médicos, 1.248 enfermeiros, 1.311 técnicos em enfermagem, 1.243 psicólogos e 492 fisioterapeutas. Este conjunto de profissionais já consta com a participação dos representantes do Consórcio Nordeste.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade