Segunda, 24 De Março De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Projeto Povos das Águas será lançado na Aldeia Fulkaxó nesta quarta-feira


Publicado em 26 de fevereiro de 2025
Por Jornal Do Dia Se


As águas do Baixo São Francisco trazem uma boa nova: na próxima quarta-feira (26), comunidades ribeirinhas de Pacatuba e Brejo Grande-SE celebram o lançamento do Projeto “Povos das Águas: Produzindo Vida e Preservando o Mar”, uma realização da Associação dos Pequenos Agricultores de Sergipe (APAESE) em parceria com a Petrobras através do Programa Socioambiental.
O seminário, que será realizado na Aldeia Fulkaxó, localizada entre os municípios de Pacatuba e Neópolis-SE, terá início às 8h30 com uma programação ritualística que envolve sabedorias, danças, bênçãos e alimentação baseadas na ancestralidade índigena e quilombola.
Com a presença de movimentos sociais e organizações parceiras, o evento contará com a apresentação do projeto, de seus principais objetivos e ações para os próximos três anos, e a formalização do seu Comitê Gestor.
O Projeto Povos das Águas tem como principal objetivo promover a educação ambiental e o fortalecimento das comunidades locais a partir do processo de formação, organização e produção.
Até novembro de 2027 serão realizadas ações de reflorestamento de mangues, de geração de renda sustentável e de redução de ruídos nos solos e nas águas em 14 comunidades de Pacatuba e Brejo Grande-SE.

Remaremos juntos – Em um cenário de mudanças climáticas, o Projeto Povos das Águas nasce a partir do entendimento do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) sobre a importância da zona costeira, dos manguezais, da mata atlântica e das águas para a sociedade e para o meio ambiente.
“O nome ‘Povos das Águas’ vem justamente colocar os povos como centrais na preservação ambiental. Nós que temos a tradição de trabalhar com as comunidades semiáridas percebemos a importância de todos os biomas e da diversidade do rosto campesino: é o pequeno agricultor, o pescador artesanal, o indígena, o quilombola..”, explica Elielma Vasconcelos, coordenadora pedagógica do projeto e militante do MPA.
Uma demonstração prática dessa construção coletiva é a participação dos Povos Indígenas Fulkaxó, que estão em processo de retomada de seu território em Sergipe, e do Território Quilombola Brejão dos Negros, com toda sua história de cultura e resistência em Brejo Grande.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade