As lojas que participaram da promoção ficaram completamente lotadas
Promoções atraem milhares de pessoas ao comércio
Publicado em 29 de novembro de 2014
Por Jornal Do Dia
Milton Alves Júnior
miltonalvesjunior@jornaldodiase.com.br
A ‘Black Friday’, em Sergipe, foi marcada por imenso movimento de clientes em todas as redes de supermercado, shoppings e estabelecimentos instalados no Centro de Aracaju. Diante da possibilidade de comprar produtos com até 70% de desconto em um período de 12 horas seguidas, o consumidor teve a oportunidade de dividir as compras em até 15 vezes, mas pra isso necessitou enfrentar filas extensas, antes nunca registradas na capital. Entre os produtos mais vendidos no setor de eletrônicos estão os televisores, geladeiras, celulares e computadores. Segundo prévia análise feita por lojista, esta foi a Black Friday mais representativa para a história econômica do Estado de Sergipe.
Mesmo diante da vasta aglomeração de consumidores em busca de equipamentos domésticos, nada se pode comparar às quilométricas filas de sergipanos em busca de garrafas de bebidas alcoólicas, em especial, os whiskys de 12 anos. Devido ao surpreendente movimento de pessoas nos supermercados da capital, a Polícia Militar necessitou intervir em duas unidades de redes diferentes a fim de evitar conflitos corporais entre os consumidores. Com descontos de até R$ 50 por unidade, o preço agradável ‘hipnotizou’ até moradores de municípios fora da Grande Aracaju, a exemplo de Lagarto, Neópolis, Moita Bonita e Nossa Senhora da Glória.
Ansioso para se deparar com os valores de encher os olhos, Carlos Alberto Carvalho, dono de um bar no município de Itabaiana, disse ter corrido para Aracaju já que no município onde mora esses descontos não chegaram com tamanha representatividade. "Estou aqui desde a tarde tentando achar um supermercado com essa promoção ainda, mas não achei nenhum. Vou continuar rodando até encontrar", disse. No período da noite o empresário seguiu para a unidade do Extra, mas mais uma vez chegou tarde, enfrentou fila e não alcançou o objetivo.
Por telefone Carlos informou na manhã de ontem que dormiu nas proximidades do Pão de Açúcar para, desta vez, ser contemplado. "Eu vivo de comércio e qualquer desconto é muito bem vindo. Parei meu carro na entrada do supermercado e esperei ele abrir", afirmou. Historicamente falando, a Black Friday ou Sexta-Feira Negra foi criada pelo varejo nos Estados Unidos para com o objetivo de nomear a ação de vendas anual que acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças, sempre comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro. Além do Brasil e dos EUA, esta iniciativa tem registrado um farto número de consumidores adeptos também em outros países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal e Paraguai.
Segundo informações apresentadas pelo setor comercial de Sergipe, essa queima de estoque antes mesmo de grandes festas, como Natal e Ano Novo, surgiu no início dos anos 90 na Filadélfia. Naquela época já era comum a grande quantidade de pessoas e congestionamentos enormes, já que a data abria o período de compras para o Natal. "Pelo visto aqui também não foi diferente não. Quarta teve engarrafamento no Gbarbosa do Jardins, quinta teve no Extra e ontem foi no Pão de Açúcar. Que até pensei em comprar umas garrafas de whisky, mas a fila estava absurda. Preferi comprar uns ingredientes para a noite de Natal e umas cervejas e uns vinhos que também estavam com preços ótimos", declarou a professora Ana Estela Melo.
Centro – Expondo preços reduzidos e com melhores formas de pagamento, se comparado aos demais polos comerciais, as lojas instaladas nos calçadões das ruas Laranjeiras e João Pessoa registraram na tarde de ontem um aumento de até 60% no número de consumidores dispostos a realizar compras e aproveitar as últimas horas do saldão. Para a gerente de uma loja de calçados, Stefany Calazans Alves, com esse grande movimento de pessoas, a perspectiva é que o comércio feche o ano com estatísticas positivas.
Na próxima semana a direção da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), e Federação do Comércio irão se manifestar quanto aos números alcançados nas últimas 72 horas de vendas.