Publicadas as regras de isenção da taxa de inscrição do Enem 2025
Publicado em 03 de abril de 2025
Por Jornal Do Dia Se
O Governo Federal publicou no Diário Oficial da União da segunda-feira (31), os procedimentos e prazos para justificar a ausência no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 e solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2025.
De acordo com a publicação, essas etapas ocorrerão antes do período de inscrições e devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do exame.
O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no exame será de 14 de abril até as 23h59 de 25 de abril. O prazo também valerá para as justificativas de ausência na edição de 2024, no caso de quem faltou às provas em um ou dois dias de aplicação.A justificativa de ausência no Enem 2024 e a solicitação de isenção da taxa de inscrição devem ser feitas online na página do participante do exame, com Cadastro de Pessoa Física (CPF) e login único no portal Gov.br.
Quem não lembra a senha da conta pode recuperá-la a partir das orientações da própria plataforma. O edital do Inep definiu que não há possibilidade de justificar ausência no Enem 2024 sem solicitar a isenção da taxa de inscrição no Enem 2025, uma vez que a justificativa é realizada no mesmo sistema de solicitação de isenção.
Direito à gratuidade – Tem direito a pedir a gratuidade da inscrição aqueles que tiverem completado todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais em instituições privadas. No entanto, eles devem comprovar que a renda familiar por pessoa não ultrapassa um salário mínimo e meio.
Também tem direito a fazer a inscrição de graça quem está matriculado na terceira série do ensino médio (neste ano de 2025) em escola pública e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal, além dos participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC).