Quaest: Lula vence eleições de 2026 em todos os cenários apontados
Publicado em 04 de fevereiro de 2025
Por Jornal Do Dia Se
O presidente Lula vence todos os possíveis adversários nas eleições de 2026 de acordo com pesquisa realizada entre os dias 23 e 26 de janeiro com 4.500 pessoas. O nível de confiabilidade do levantamento encomendado à Quaest pela Genial Investimentos é de 95% e a margem de erro é de um ponto percentual. Os detalhes foram publicados na manhã desta segunda-feira (3) pelo diretor da Quaest Pesquisa e Consultoria, Felipe Nunes, em seu perfil na rede X.
Lula vence o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por 44 x 34, o coach Pablo Marçal (44 x 34), os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) por 43 x 34, de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) por 45 x 28, e Ronaldo Caiado (União) de Goiás por 45 x 26. O candidato que mais se aproxima do presidente é o cantor Gusttavo Lima (sem partido), que teria 35% contra 41% de Lula.
Após a divulgação da pesquisa, o senador Humberto Costa (PT-PE) exaltou o reconhecimento da população ao trabalho do governo do presidente Lula. “É a certeza de que a verdade sempre vai vencer a mentira. Simbora que foguete não tem ré!”, publicou o senador na rede social X.
A pesquisa Quaest simulou a disputa de Lula com seus concorrentes no primeiro turno. Em todos os cenários, o presidente mantém seu piso histórico de 30%. “Se a oposição bolsonarista se juntar em torno de um nome como o de Gustavo Lima, e Tarcísio não for mesmo candidato, ele teria força para chegar ao segundo turno. Se o bolsonarismo e a direita moderada se fragmentarem, o quadro fica imprevisível”, analisou Nunes.
A oposição, segundo ele, vai precisar mais do que os erros do governo para ser competitiva em 2026. “Ela vai precisar se organizar e se apresentar com alguma unidade para terem um candidato forte contra o incumbente”, escreveu, ao salientar que a eleição de 2026 está longe de estar definida pois 78% dos eleitores não conseguem dizer espontaneamente em quem votariam se as eleições fossem hoje.