Recadastramento do Bolsa Família gera confusão

Milton Ales Júnior

 

A falta de senhas e estrutura para atender a alta demanda de pessoas em busca do recadastramento do Programa Bolsa Família acabou tumultuando a Unidade Básica de Saúde Osvaldo Leite, no bairro Santa Maria, localizada na zona Norte de Aracaju. Conforme informações apresentadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), para o dia de ontem foram disponibilizadas apenas 50 vagas para o turno da manhã, e mais 40 para o período vespertino. O problema é que centenas de beneficiados não obtiveram êxito na solicitação e muitos acreditam que o para protocolar o recadastramento se encerra hoje. Na realidade a informação é inverossímil.

Em comunicado oficial apresentado no final da manhã de ontem após receber a notícia da extensa aglomeração, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informou que este procedimento estará disponível durante todo este segundo semestre de 2017, tendo dezembro como mês limite para a tramitação exigida pelo Governo Federal. Paralelo à unidade Osvaldo Leite, a administração municipal destacou ainda que todos os aracajuanos cadastrados no programa podem se dirigir aos postos de saúde: Celso Daniel e a Elizabete Pita, os quais também seguem realizando o recadastramento.

Para a  doméstica Anna Vanessa dos Santos, de 29 anos, a falta de informação acabou gerando a desordem pública já no início da manhã quando os funcionários chegavam ao posto. Se mostrando preocupada com a necessidade de renovar o benefício, ela não foi contemplada com uma das 90 senhas disponibilizadas ontem, mas garantiu que estará de volta hoje pela manhã para solucionar a demanda. Ciente do anseio popular em conquistar umas das vagas – em especial por ter vivenciado o tumulto, ela declarou ao Jornal do Dia que pretende se deslocar para a unidade de saúde ainda durante a madrugada.

 “Mesmo a prefeitura dizendo que é até dezembro eu vou fazer logo essa pesagem para não deixar para a última hora. Não quero dar chance para perder a minha Bolsa Família por descuido meu, então vou enfrentar a fila logo na madrugada. Agora eu só saio do posto com o recadastramento feito. Só acho que faltou mais comunicado; por isso que o boato se espalhou logo”, declarou. Sobre o assunto, a Secretaria de Assistência Social, a ação independe da assistência porque não foi o CRAS que encaminhou a essa unidade.

 Quanto à pesagem, o órgão destacou que para dar seguimento à renovação o beneficiado precisa apresentar um boletim médico contendo informações quanto ao peso e vacinação das crianças e adolescentes incluídas no programa. As famílias também são obrigadas a comprovar a presença dos filhos na escola. 

Compartilhe esta notícia