O conjunto de música antiga Renantique
Renantique integra 'Patrimônio em Concerto'
Publicado em 25 de setembro de 2012
Por Jornal Do Dia
Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br
A antiga Casa de Misericórdia, hoje Lar Imaculada Conceição, abriu suas portas para mais uma apresentação do Projeto ‘Patrimônio em Concerto – Músicas nas Igrejas e Museus’. O projeto é uma realização da Subsecretaria do Patrimônio Histórico e Cultural (SUBPAC/Casa Civil) contou com apresentação do conjunto de música antiga Renantique e presença marcante do público.
O ‘Patrimônio em Concerto’ tem o objetivo de divulgar o patrimônio histórico do Estado por meio de sessões de música e dança erudita em igrejas e museus que tenham relevância histórica e cultural, sejam eles tombados ou não. Informações sobre a edificação que está recebendo o projeto dão início à apresentação como possibilidade de diálogo com o público presente. Essa iniciativa ajuda na disseminação do conhecimento e da importância de preservar os patrimônios históricos.
A diretora de coordenadoria da SUBPAC e idealizadora do projeto, Sandra Sena, foi quem deu início à apresentação. "Nessa temporada de 2012 damos uma nova roupagem para as apresentações acrescentando a dança e o teatro nas apresentações musicais. Essa evolução aconteceu para atrair mais o púbico para o concerto, além de facilitar ainda mais o acesso à informação sobre os bens tombados" explicou Sandra Sena.
Patrimônio em Concerto – A ideia do projeto nasceu em 2009 com o objetivo de ajudar na divulgação da candidatura da Praça São Francisco à Patrimônio Mundial da Humanidade. Nesse mesmo ano o ‘Patrimônio em Concerto’ percorreu as Igrejas e Museus de São Cristóvão. Já em 2010 o projeto seguiu para Aracaju e Laranjeiras.
Ano passado, o evento foi ampliado ainda mais e alcançou o município de Propriá. Em 2012 a temporada teve início no Museu da Gente Sergipana, chegando à comunidade indígena Xokó no município de Porto da Folha. A próxima apresentação acontece no município de Estância no dia 10 de novembro, na Igreja Matriz.
Lar Imaculada Conceição – Localizada na Praça São Francisco, considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, a Antiga Santa Casa de Misericórdia, edificação tombada pelo Governo Federal através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) é um exemplar da arquitetura barroca do período colonial, da primeira metade do século XVIII. A edificação em distintos momentos históricos funcionou como hospital, asilo e depois orfanato.
A partir de 1922 passou a ser administrado pelas Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus quando se tornou Lar Imaculada Conceição. Recentemente o monumento foi restaurado na sua totalidade, através do Programa Monumenta e Governo do Estado. Houve mudança de uso no sobrado, funcionando atualmente como pousada. Essa é mais uma edificação que enaltece a história do povo sergipano em especial o são cristovense, que salvaguardam mais uma jóia da nossa arquitetura.