Terça, 10 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Representantes de entidades lotam Sessão Especial em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down


Publicado em 28 de março de 2015
Por Jornal Do Dia


Sessão Especial na Câmara de Vereadores em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Somos todos iguais. Esta foi a mensagem que Patrícia Corrêa trouxe, por meio de uma canção, no início da Sessão Especial em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down. O plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) ficou repleto de pessoas, representando diversas instituições atuantes no tema. O Requerimento da Sessão é do vereador Lucas Aribé (PSB), que presidiu a Sessão. "Acessibilidade não é privilégio nem utopia, é direito do cidadão. Vamos continuar a fortalecer as parcerias e cobrar do poder público, que tem uma dívida histórica com as pessoas com deficiência", destacou Lucas Aribé, que ressaltou ainda a Sessão Especial de segunda(30), às 15h, em homenagem ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

Participaram da Mesa da Câmara: Ronaldo Martins de Souza, Murilo Oliveira (Associação Sergipana dos Cidadãos com Síndrome de Down – Cidown), Max Santos Guimarães (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Aracaju – Apae), Ricardo José das Mercês Carneiro (Ministério Público do Trabalho), Ana Galgane Paes (4ª Promotoria de Defesa dos Direitos do Cidadão – Ministério Público Estadual), Eliane Aquino (Instituto Marcelo Déda), Antônio Bittencourt (Secretaria de Direitos Humanos). Também participaram da Sessão Especial: Emmanuel Nascimento (PT), Lucimara Passos (PCdoB) e Roberto Morais (SD). Por motivo de saúde, o vereador Iran Barbosa enviou representante, o jornalista George Washington.

Durante sua homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down, Aribé citou o saudoso governador Marcelo Déda. "Ao lançar o Diário Oficial Acessível, logo após as Eleições, Déda me deu a missão de representar seu filho [Mateus] nesta Casa. Este grito é de todos e vai ao encontro do respeito e da dignidade humana. É a garantia dos direitos fundamentais do cidadão. Estamos no ano de 2015 e até hoje assistimos diariamente o desrespeito à Constituição Federal", comentou o líder da Bancada do PSB na Câmara.

A presidente do Instituto Marcelo Déda, Eliane Aquino, destacou a importância de trazer temáticas desta natureza à Câmara. "Lucas Aribé nos inspira e muito nos orgulha, mas não podemos ficar somente no exemplo de Lucas. Não basta falar de nós para nós mesmos. Gostaria de chegar e encontrar esta Casa lotada de vereadores. Senti falta dos outros 20 vereadores que têm um papel fundamental para a inclusão social", comentou a ex-primeira dama do Estado de Sergipe.

Material inacessível – Lucas Aribé citou mais uma vez a nota inverídica publicada no site da Prefeitura de Aracaju. "A Prefeitura sugeriu, em nota publicada no seu site oficial, que eu estava politizando o discurso nesta Casa por não ter tido acesso ao conteúdo enviado por e-mail. Não posso participar de uma Sessão com um material inacessível. Eu devo satisfação ao povo que me elegeu e vou cobrar meu acesso também às finanças do município, como qualquer outro vereador teve acesso", reclamou o parlamentar.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade