Quinta, 10 De Outubro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Rifas e sorteios divulgados em redes sociais geram prejuízos camuflando práticas de estelionato e lavagem de dinheiro


Publicado em 21 de agosto de 2024
Por Jornal Do Dia Se


No contexto das redes sociais, as rifas e sorteios podem ser utilizadas para obter vantagens financeiras de forma ilícita, conforme alerta as autoridades de segurança na internet, a exemplo do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri), da Polícia Civil de Sergipe. Essas práticas envolvem propostas tentadoras, com premiações que envolvem grande quantias financeiras e até mesmo bens, como carros e motocicletas. Porém, essas rifas e sorteios podem esconder mecanismos ilícitos que vão desde contravenções penais a estelionato e lavagem de dinheiro.
É justamente a promessa da obtenção de grandes quantias financeiras em troca de contribuições mínimas que ilustram o cenário de golpes envolvendo premiações e sorteios, conforme ressaltou a delegada Maria Pureza, da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC). “E com o uso democratizado da internet, os golpistas têm se utilizado de redes sociais para divulgar rifas e sorteios com premiações atraentes”, alertou.
Quando as vítimas são atraídas pela possibilidade de obterem prêmios muito altos, acabam acreditando na proposta e fazendo pagamentos de rifas e sorteios. “As vítimas passam a fazer esses pagamentos de rifas e sorteios, começando a ganhar valores pequenos. Isso estimula que elas continuem fazendo esses investimentos, acreditando nos prêmios mais altos e participando dessas rifas”, detalhou a delegada Maria Pureza.

Desconfiança – Para não cair nesses golpes envolvendo premiações, rifas e sorteios, Maria Pureza relembra uma expressão muito conhecida nos ditos populares. “Não existe almoço grátis. Se a pessoa é estimulada a pagar uma rifa, a participar de uma premiação com a contribuição mínima para ganhar um prêmio totalmente desproporcional, isso já é um motivo de desconfiança”, alertou a delegada.
É preciso ter cuidado com essa perspectiva de altos ganhos financeiros, pois a oferta pode estar vindo de uma prática criminosa, que pode gerar prejuízo financeiro. “Muito cuidado com a origem dessa oferta. É preciso verificar se está de acordo com a legislação vigente. As rifas são consideradas jogos de azar, logo são contravenções penais”, explicou a delegada Maria Pureza, que integra a equipe do Depatri.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade