Lagarto é o maior produtor de fumo de Sergipe
Saúde alerta sobre riscos do fumo
Publicado em 22 de agosto de 2012
Por Jornal Do Dia
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), irá visitar hoje produtores de tabaco no município de Lagarto. A intenção é a de conscientizar a população sobre os perigos do uso dos agrotóxicos no plantio, assim como os riscos do fumo. A ação faz parte da Campanha Nacional de Combate ao Fumo que terá início no próximo dia 29 de agosto com o tema: "Fumar faz mal pra você, faz mal pro planeta".
O foco da campanha deste ano é que, além dos danos à saúde, o fumo traz riscos ambientais graves, através do uso de agrotóxicos nas plantações de tabaco e o desmatamento de florestas para o plantio e uso da lenha. Por conta disso, hoje, o grupo irá visitar primeiro o Centro de Especialidades Monsenhor Daltro e ter uma conversa com os pacientes que fazem parte do programa antitabagismo. Em seguida, a equipe irá a povoados de Lagarto onde existe o plantio do fumo.
Ameaça à saúde – "Vamos conversar com o agricultor sobre os riscos que o plantio do fumo traz à saúde e também com a Emdagro sobre o trabalho feito na diminuição do uso de agrotóxicos", disse a coordenadora do programa antitabagismo da SES, Lívia Angélica.
Entre os aspectos, o grupo irá explicar sobre a forma de uso dos produtos agrotóxicos, que podem contaminar inclusive o solo.
"Dessa forma, o produto pode transmitir doenças para esses próprios agricultores. É uma agricultura familiar, por isso, juntamente com técnicos da Emdagro, vamos falar sobre os riscos que eles correm", apontou Lívia Angélica. De acordo com a coordenadora, o município de Lagarto é um dos principais produtores de fumo no Estado.