Sexta, 21 De Junho De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Saúde reforça sintomas e prevenção relacionados às síndromes gripais em Aracaju


Publicado em 17 de maio de 2024
Por Jornal Do Dia Se


(Agência Brasil)

O plano de contingência da Prefeitura de Aracaju, implementado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em dez Unidades de Saúde da Família (USFs), foi iniciado nesta quarta-feira (15), contemplando todas as regiões da capital. O objetivo da gestão municipal é antecipar os efeitos do período de transição das estações, quando as temperaturas começam a cair, resultando no aumento da procura por atendimento médico para sintomas de síndromes gripais.
A partir de agora, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que apresentarem sintomas leves de síndromes gripais devem procurar uma das dez Unidades de Saúde da Família (USFs) do plano de contingência. Das 7h às 18h30, as USFs que farão este acolhimento são: Augusto Franco (bairro Farolândia), Geraldo Magela (bairro Orlando Dantas), Ministro Cavalcante (bairro Jardim Esperança), Edezio Vieira (bairro Siqueira Campos), Cândida Alves (bairro Santo Antônio), Francisco Fonseca (bairro 18 do Forte), José Machado (bairro Santos Dumont) e Onésimo Pinto (bairro Jardim Centenário).
Outras duas unidades funcionarão em horários diferentes, das 7h às 16h30, são elas: USF João Bezerra (bairro Mosqueiro); e das 7h às 15h30, a USF Celso Daniel (bairro Santa Maria). Já o Centro de Atendimento e Triagem de Síndromes Gripais, o horário de funcionamento é das 7h às 18h30.
De acordo com o secretário municipal da Saúde, João Vitor Burgos Mota, o plano de contingência faz parte das estratégias para o enfrentamento da sazonalidade, período em que, principalmente as crianças, de 0 a 9 anos, sofrem as consequências das baixas temperaturas na transição do outono para o inverno.
Segundo a médica infectologista da SMS, Fabrízia Tavares, as variações nas temperaturas climáticas ajudam no aumento da incidência de doenças respiratórias, como rinite, sinusite, gripes e resfriados, além de infecções respiratórias, principalmente em crianças e idosos.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade