Seca já afeta vários municípios do sertão
Publicado em 17 de outubro de 2014
Por Jornal Do Dia
Milton Alves Júnior
miltonalvesjunior@jornaldodiase.com.br
O clima seco em Sergipe atrelado à baixa probabilidade de chuvas na região tem contribuído para que gestores municipais dirijam-se até a capital, Aracaju, e reivindiquem auxílio de órgãos como a Defesa Civil Estadual e Exército. Em situação de emergência, os municípios de Poço Redondo e Nossa Senhora da Glória tiveram os pedidos de ajuda homologados no início deste mês após uma comissão formada por profissionais climáticos e estatísticos ter confirmado as baixas condições de sobrevivência. Segundo dados, em Glória, por exemplo, os reservatórios de água para os animais estão com níveis considerados ‘tranquilos’; para os humanos o nível é razoável.
Já em Poço Redondo a realidade é mais agravante. A Defesa Civil informa que a situação em ambos os reservatórios é considerada razoável, isso significa que, sem a ação da natureza ou apoio dos órgãos estaduais e federais, em pouco tempo o que hoje é considerado sinal de emergência, passará a ser de calamidade pública. Para evitar maiores transtornos nesses dois municípios, tanto a Defesa Civil, como o Exército brasileiro, têm intensificado as ações de combate a seca na região. Nos últimos dez dias outras cidades sergipanas solicitaram vistorias e aguardam apresentação dos relatórios. São elas: Monte Alegre, Porto da Folha e Canindé do São Francisco.
Conforme declarações do coronel Matheus, todos os procedimentos burocráticos começaram a ser realizados a fim de agilizar a emissão das ajudas, caso os técnicos declarem as denúncias como verossímeis. Para ele, os reservatórios até o momento analisados tem apresentados níveis muito abaixo do esperado ou quase secos. "Estamos preocupados com a situação que estamos conferindo e por isso nossas equipes estão intensificando essas vistorias. É preciso enaltecer o trabalho de todos que fazem a Defesa Civil, como também os homens do exército que estão nos ajudando muito nessa missão. Pedimos para que todos os prefeitos que por ventura estejam enfrentando esses problemas possam nos comunicar o mais rápido possível. Dessa maneira a ajuda será mais rápida", declarou.
Em meados do último mês de maio os municípios sergipanos que encontravam-se em situação de emergência eram Feira Nova, Gararu, Gracho Cardoso, Itabi, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Lourdes, Pedra Mole, Pinhão e São Miguel do Aleixo. As cidades de: Monte Alegre, Porto da Folha, Nossa Senhora da Glória e Canindé do São Francisco também foram citadas no último levantamento. Ainda de acordo com o coronel já era esperado que estas cidades fossem citadas mais de uma vez neste ano de 2014. A ‘Operação Pipa’, que ajudar a compor o abastecimento de água nestes locais conta com o apoio dos governos estadual e federal através das Forças Armadas e Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides).
"O Estado está fazendo a sua parte todas as vezes que o problema é diagnosticado. Todas as vezes que a situação crítica é diagnosticada, nós começamos a oficializar o impasse e aguardamos que a demanda seja homologada. Estamos monitorando todo o estado para evitar maiores transtornos para a população", afirmou.