O novo prédio abriga também a biblioteca
Secretaria de Cultura de Itabaiana ganha nova sede
Publicado em 08 de agosto de 2013
Por Jornal Do Dia
A secretaria de Cultura de Itabaiana, pasta que interinamente está sendo respondida pela secretária de Educação do município, Carminha Mendonça, ganhou nova sede para melhor atender aos estudantes e a população em geral. Além da secretaria, o novo prédio abriga um museu e a Biblioteca Pública Municipal Dr. Florival de Oliveira.
"Existem ações realizadas pela Cultura que não podem parar, mesmo porque Itabaiana é uma cidade com uma cultura ampla e abrangente. Mas da forma que estávamos vendo esse setor atuar, tínhamos muito gasto e poucos resultados. Diante disso, efetivamos a mudança de local buscando otimizar os custos, permitindo assim que os recursos possam ser utilizados em ações efetivas", avaliou o prefeito Valmir de Francisquinho.
E a determinação administrativa do prefeito tem resultado na incorporação de mais servidores especializados no atendimento ao público. Por isso que as novas instalações contam com um historiador, uma bibliotecária, uma museóloga, além de outros seis funcionários. "A nova sede da secretaria oferece aos visitantes novos e amplos espaços que permitem melhor distribuição dos acervos, com vistas a atender satisfatoriamente a população", declarou a assessora especial da secretaria de Cultura, Rose Mary das Chagas.
As novas instalações se encontram na Rua Álvaro Fonseca de Oliveira Nº 466, próximo ao Cemitério de Santo Antônio e Almas de Itabaiana. Atualmente, disponibiliza cerca de 25 mil livros em sua biblioteca e 1.800 peças no museu, sendo 800 guardadas e 1000 expostas. Em ambos os casos, o horário de funcionamento é das 7h às 12h e de 14h às 17h.
Conferência – E dando prosseguimento as ações da secretaria de Cultura de Itabaiana, nesta sexta-feira (9), ocorre a II Conferência Municipal de Cultura. O evento começa às 8h da manhã no auditório da Secretaria de Educação. Com o tema "Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura", a Conferência abordará quatro eixos temáticos: Implementação do Sistema Nacional de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais e Cultura como Desenvolvimento Sustentável.