Segunda fase do programa Opera Sergipe incluirá mais 12 procedimentos eletivos
Publicado em 18 de fevereiro de 2025
Por Jornal Do Dia Se
Para atender as necessidades dos sergipanos, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lançará a segunda fase do ‘Opera Sergipe’, maior programa de cirurgias eletivas do estado, que já atingiu a marca de 22 mil procedimentos. Em sua primeira fase, o ‘Opera’ conta com 15 procedimentos de média complexidade. Já para a segunda fase, com lançamento previsto para o mês de março, o programa contará com 12 novos procedimentos de alta complexidade, totalizando 27 tipos de cirurgias para atender a população.
O objetivo principal do Opera Sergipe é diminuir o tempo de espera dos usuários para a realização de procedimentos eletivos de média e alta complexidade nos 75 municípios, garantindo acesso regulado, atenção humanizada, qualificada e segura. “Estamos empenhados em fazer essa iniciativa do Governo do Estado crescer ainda mais, para que as pessoas tenham acesso à saúde com qualidade e de forma célere”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri.
A segunda fase contará com novos procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, como: cirurgia bariátrica, ressecção endoscópica de próstata, endometriose, mamoplastia redutora, mamoplastia reconstrutora, cirurgia de polimastia e cirurgia para remoção de cálculos renais e em vias urinárias. além disso, contará com as cirurgias ortopédicas por videoartroscopia, entre elas: reconstrução ligamentar intra-articular do joelho (cruzado anterior); reconstrução ligamentar intra-articular do joelho (cruzado posterior com ou sem anterior); reparo de rotura do manguito rotador (inclui procedimentos descompressivos).