Seis UBS de Aracaju já atendem só a casos de sintomas de síndromes gripais
Publicado em 31 de março de 2020
Por Jornal Do Dia
A Secretaria Municipal de Saúde ativou o atendimento exclusivo a síndromes gripais realizado por Unidades Básicas de Saúde (UBS). Até o momento, seis são referências neste tipo de atendimento e outras duas também passarão a ser. O atendimento exclusivo nas unidades começou na última terça-feira (23), com a dos bairros Farolândia (Augusto Franco), Jardim Centenário (Dr. Onésimo Pinto) e Inácio Barbosa (Ministro Costa Cavalcante).
Ontem, outras três passaram a ter o serviço, a dos bairros Santos Dumont (José Machado de Souza) e Coqueiral (Eunice Barbosa) e do conjunto Castelo Branco (Fernando Sampaio). Até a próxima sexta, dia 3, outras duas também passam a ter o atendimento exclusivo, as do Orlando Dantas (Geraldo Magela) e do Santo Antônio (Cândida Alves), totalizando as oito previstas no planejamento da Prefeitura.
Ao garantir locais específicos para atendimento aos aracajuanos que apresentam sintomas de síndromes gripais, a SMS mantém um controle maior, por meio da triagem dessas pessoas pelos profissionais de saúde, sobre os casos, seja um simples resfriado ou uma contaminação pela covid-19.
Com essa medida, torna-se mais fácil orientar a todos de maneira eficaz, tanto sobre a necessidade de isolamento quanto de higiene, e impedir uma maior transmissão. A assessora técnica da Rede de Atenção Primária (Reap), Michelle Dias, explica que, o fato de ter unidades exclusivas para esses atendimentos específicos não faz com que as outras 37 UBS da cidade deixem de atender os casos.
As UBS de referência, distribuídas em todas as regiões da capital, realizam atendimento de domingo a domingo, das 7h às 20h, com quatro profissionais por categoria por turno.