Sergipanos escolhem hoje quem será o novo governador do Estado
Publicado em 05 de outubro de 2014
Por Jornal Do Dia
Milton Alves Júnior
As horas que antecederam o início das votações eleitorais de hoje foram marcadas por um clima de tranquilidade na capital e todos os municípios que formam a Grande Aracaju. Por respeito às determinações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os candidatos que disputam um mandato público não participaram de movimentos de caráter eleitoreiro ainda promovidos por militantes que, na maioria dos casos, foram às ruas com bandeiras de chapas majoritárias. Nas intermediações da Escola Estadual Atheneu Sergipense e dos colégios Salesiano e Patrocínio de São José, tradicionais pela quantidade de eleitores que votam nestas sessões, nenhum movimento intenso foi registrado na manhã e tarde de ontem.
Para especialistas da área de psicologia, estes momentos de grande ansiedade pré votação podem resultar em uma série de reações físicas nos candidatos e assessores que ao longo dos últimos 90 dias estão trabalhando em prol de um sucesso democrático a ser unicamente conquistado nas urnas eletrônicas. Entre estas sensações e maneiras de agir, está a prática de comer compulsoriamente, dor de cabeça de forma repentina, porém constante, crença elevada em uma religião ou santo, consumo de bebida alcoólica, estresse com fatores simples de serem resolvidos, e mania de estar interagindo a todo instante com aparelhos eletrônicos. Sem os devidos cuidados, a junção destes fatores pode resultar em um problema emocional e de saúde.
Em entrevista concedida ao Jornal do Dia, a psicóloga Adriana Medina, especialista em ansiedade social, ressaltou a importância de amigos e familiares destes candidatos para este momento. Paralelo ao trabalho coletivo, é fundamental que os assessores, que por ventura também estejam tensos, busquem medidas emergenciais para reforçar o apoio estrutural dos candidatos. "Esse tipo de situação é comum pelo motivo de estes cidadãos estarem em uma maratona ativa de campanha, e, de uma hora para a outra, serem obrigados a reduzir em até 98% toda aquela demanda das agendas de entrevistas, carreatas, reuniões, debates e passeatas. É preciso que, principalmente no horário da apuração, a adrenalina seja contida para evitar transtornos", declarou.
Paralelo ao trabalho mental que deve ser realizado nessas circunstâncias, é preciso estar atento ao uso inadequado de medicamentos a fim de controlar as explosões sentimentais. O uso abusivo de químicas farmacêuticas para acabar com dores de cabeça, dores nas costas e diarreias deve ser imediatamente barrado, partindo do princípio de que o próprio candidato ou eleitor devem obter esta iniciativa. "Da mesma forma que muitos candidatos ficam apreensivos, também existem muitos eleitores. A iniciativa de buscar relaxar sem ingerir remédios é um passo fundamental para suportar a pressão que predomina neste dia 05 de outubro. Com atenção e respeitando as dicas de um psicólogo a vitória, ou a derrota, será enfrentada com naturalidade", pontuou Adriana Medina.
Na tentativa de inibir práticas ilícitas ligadas à compra de votos, agentes de diversas companhias da Polícia Militar do Estado de Sergipe estiveram realizando rondas em todos os bairros de Aracaju e nos demais 74 municípios sergipanos. Além das guarnições militares, agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Forças Armadas intensificaram as fiscalizações. No final de tarde da última sexta-feira, 03, uma mulher foi detida no município de Carira por suspeita de compra de votos. No momento da prisão, Amanda Chagas foi flagrada com um cheque de R$ 25 mil e R$ 930 em espécie. Também foi encontrado material de campanha de um candidato a deputado federal além de material de um dos candidatos ao governo do estado.
Movimento – Um dos únicos locais de razoável movimento registrado na tarde de ontem foi no Cartório Eleitoral da 27ª Zona de Aracaju, localizado na Rua Itabaiana. Além da presença constante de servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), era possível se deparar com dezenas de eleitores em busca de justificar a ausência no processo eleitoral deste domingo. Por ter a necessidade de ausentar-se do estado no dia de hoje, o músico Frederico Moura decidiu buscar o atendimento conforme aconselha o TSE, e evitar possíveis impasses burocráticos mais pra frente. "Gosto de eleição, sei o quanto é importante para o nosso país, mas infelizmente este ano terei que justificar. Perdi o prazo para voto em trânsito e agora não posso perder o prazo para justificar", disse.