Terça, 23 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Sergipe avança na valorização do servidor


Avatar

Publicado em 28 de dezembro de 2023
Por Jornal Do Dia Se


O governador Mitidieri e a secretária Lucivanda exibem decreto do governo(Divulgação)

Em 2023, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado Administração, realizou concursos públicos, estruturou quadro de pessoal, promoveu valorização do servidor entre outras ações
Em Sergipe, o ano de 2023 foi marcado por avanços significativos do Governo de Sergipe no âmbito da Secretaria de Estado da Administração (Sead). Servidores receberam seus salários dentro do mês, o 13º foi pago de forma antecipada, teve promoção efetivada para os servidores do Plano de Cargos, Carreira e Salário (PCCV) e são 16 concursos públicos, com três já tendo sido homologados pelo Governo de Sergipe e 13 em andamento.
Já foi realizada a homologação de concurso público da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), com 46 auditores fiscais nomeados; da Polícia Civil, com 80 nomeados, sendo 64 agentes de polícia e 16 escrivães; e da Emdagro, com 55 vagas, sendo 35 pra técnico agrícola, 10 engenheiro agrônomo e 10 médico veterinário.
Estão em andamento novos concursos públicos, que vão ofertar 235 novas vagas, sendo cinco para a Procuradoria Geral do Estado (PGE); 60 para a Cogerp; 54 para a Sead; 55 para a Adema; 6 para a Agrese e 32 vagas para a Renascer. Tem ainda o concurso para a Secretaria de Estado da Saúde com vagas ainda a ser definida.
No centro das ações, estão a Gestão da Política Salarial e Valorização do Servidor com o fortalecimento do diálogo com diversas categorias; implementação da periculosidade para as forças policiais; retomada da carreira do Magistério; ajuste na carreira do Samu/SES; ajuste da carreira da polícia penal; revisão geral da remuneração dos servidores com 10% para o PCCV e 2,5% para demais servidores; e atuação da Escola de Governo para Capacitação Continuada do servidor, inclusive com cursos de pós-graduação e francês.
Além disso, em 2023 foi um ano de modernização da gestão de pessoas e controle do gasto. Medidas foram tomadas para controle de gastos e eficiência na administração pública, incluindo a criação da Comissão Mista de Controle de Gastos, revisão da legislação disciplinar e diagnóstico para a implantação da ferramenta de Business Intelligence (BI) para análises preditivas e para definições de novo modelo tecnológico para modernização do SIPES.
A atuação representativa em grupos de trabalho nacionais e os compromissos firmados para sediar eventos importantes evidenciam o relevante papel do estado no cenário nacional. Além disso, Sergipe representou o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) na 6ª edição da Semana de Avaliação em Escolas de Governo em Genebra.
O Governo foi presente no atendimento ao cidadão. No “Sergipe é aqui” coordenou e implementou o sistema Agenda Fácil, desenvolvido pela Sead/Sigac. Esse sistema foi integrado ao Governo Itinerante, visando a sua utilização por todos os órgãos estaduais. Essa integração buscou facilitar e otimizar os serviços oferecidos aos cidadãos.
Em 2023, teve avanços na gestão patrimonial do Estado. Foram realizados quatro leilões de bens móveis inservíveis arrecadando aproximadamente  R$ 4 milhões de reais, além da destinação de imóveis aos municípios para melhor aproveitamento e atendimento ao interesse público no âmbito do programa “Sergipe é aqui”.
Para a secretária de Estado da Administração, Lucivanda Rodrigues, os avanços na área do servidor público em 2023 refletem o compromisso do Governo de Sergipe em fortalecer a gestão pública, valorizar os servidores e garantir a eficiência e transparência na administração estadual.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade