Domingo, 25 De Fevereiro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Sergipe consegue crédito de R$ 600 milhões


Avatar

Publicado em 10 de julho de 2012
Por Jornal Do Dia


Mais de meio bilhão de reais para investir em infraestrutura. São ao todo R$ 567,03 milhões que o governo de Sergipe poderá ter acesso através do Pró-Investe, linha de financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O programa, anunciado pelo governo federal, prevê a liberação de recursos para investimento em infraestrutura visando enfrentar a crise financeira internacional.

Os valores poderão ser contratados até 31 de janeiro de 2013 e pagos em 20 anos, sendo um ano de carência. A resolução autorizando o empréstimo foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

De acordo com o secretário de Estado da Fazenda, João Andrade Vieira da Silva, a liberação para acesso ao crédito foi possível graças à estabilidade que o Estado apresenta fruto do controle sobre os gastos, o que garante ao Estado uma boa capacidade de endividamento. "Os empréstimos conseguidos pelo governo do Estado não comprometem financeiramente o Tesouro e que apesar do volume de crédito acessado pelo Estado as condições de endividamento estão muito abaixo dos limites máximos estipulados pela STN", disse.

Pelos dados referentes a 2011 informados por João Andrade, a dívida bruta do Estado em relação à receita corrente líquida atingiu 58%, quando o limite é até 200%. Em comparação ao início da primeira gestão do governador Marcelo Déda, em janeiro de 2007, o comprometimento da RCL era de 65,6%. Quanto ao serviço da dívida nesta mesma época, o Estado comprometia 6,8% da RCL de um limite de 11,5%, enquanto ao final de 2011 esses encargos foram reduzidos para 5,8%.

"Nos quatro primeiros meses deste ano, a análise da evolução da dívida estadual em contrapartida com a receita corrente líquida indica um patamar de 60,6%, dentro do limite máximo de 200%, e o serviço da dívida se manteve no mesmo patamar que ao final do ano passado. Conforme o que foi visto pela STN, o Estado de Sergipe se mantém entre as unidades da federação com melhores condições de endividamento do Nordeste, fruto das ações de controle de gestão implementadas pelo governo e do planejamento", explanou o secretário.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade