Sábado, 15 De Junho De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Sergipe enviará 50 alunos de escolas estaduais para intercâmbio no exterior


Publicado em 05 de junho de 2024
Por Jornal Do Dia Se


O governador Fábio Mitidieri se reuniu nesta terça-feira (4), com a equipe da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) para discutir detalhes do lançamento do programa Sergipe no Mundo, que tem por objetivo fomentar o ensino de idiomas na rede estadual e o intercâmbio estudantil. O programa será oficialmente lançado pelo governador na próxima segunda-feira, 10, e enviará, inicialmente, 50 estudantes para o exterior.
Em abril passado, a Seduc, por meio das técnicas Isabela Santos, professora e coordenadora de serviços, e Eliane Passos, visitou a Secretaria da Educação do Paraná, em Curitiba, para conhecer o programa Ganhando o Mundo, a fim de adquirir subsídios para implantar o Sergipe no Mundo. O diálogo entre Paraná e Sergipe também foi essencial para debater futuras ações de internacionalização da rede, a exemplo do que já acontece com o convênio entre a Seduc e a Aliança Francesa.
“O Paraná é um estado com experiência em promover intercâmbios para estudantes da educação básica. Fomos até lá conhecer a rotina da Secretaria de Estado da Educação, enquanto responsável por esses estudantes, que estão residindo fora do país, longe das famílias, longe da sua realidade aqui no Brasil”, informou Eliane.

Sergipe no Mundo – O programa Sergipe no Mundo tem o objetivo de contribuir na formação ampla e cultural do aluno do ensino médio da rede pública estadual de ensino, proporcionando uma experiência única de estudar em outro país, conhecer novas culturas e ter um estudo mais aprofundado dos idiomas inglês, espanhol e francês.
A proposta é promover a internacionalização da educação básica de alunos da rede estadual com o envio de alunos de Sergipe para realizar intercâmbios na Inglaterra, Irlanda, Canadá, Estados Unidos e Espanha, conforme regulamento em edital, que ainda será divulgado.
O programa possui cinco objetivos específicos: valorizar o ensino de línguas no ensino médio da rede pública estadual; difundir o domínio de uma segunda língua entre os brasileiros; promover a atratividade do ambiente escolar para estudantes da rede pública; fornecer experiências de imersão, troca cultural e vivência de uma cidadania global; e fortalecer os laços de cooperação entre o Brasil e países amigos por meio do intercâmbio estudantil.

Início – A princípio, o Sergipe no Mundo prevê o intercâmbio em cinco países: Estados Unidos, Irlanda e Inglaterra, de língua inglesa; Espanha, de língua espanhola; e Canadá, de línguas inglesa e francesa.
A agência que vencer a licitação para a execução do programa será responsável por todo o escopo do envio dos estudantes, como emissão de passaporte, assistência 24 horas, 7 dias por semana, seleção da escolha das famílias onde os alunos ficarão na experiência de um mês no exterior, atuação, escolha dos trechos aéreos e terrestres, quando for o caso, entre outras competências.
A Secretaria de Estado da Educação e Cultura estabelecerá os critérios de seleção dos estudantes e acompanhará e fiscalizará a execução do contrato com a agência. O estudante selecionado para o Sergipe no Mundo precisa ter autorização dos pais para vivenciar a experiência.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade