OS TESTES RÁPIDOS DOADOS PELO GOVERNO FEDERAL SERÃO DISTRIBUÍDOS COM TODOS OS MUNICÍPIOS SERGIPANOS(Mário Sousa/Saúde)
Sergipe recebe mais de 16 mil testes rápidos para dengue
Publicado em 11 de fevereiro de 2025
Por Jornal Do Dia Se
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu do Ministério da Saúde (MS), 16.025 testes rápidos para dengue, correspondendo a 641 caixas, com cada embalagem contendo 25 testes, conforme a necessidade de Sergipe. O critério da distribuição para os municípios sergipanos é o mesmo do MS, de acordo com o número de casos notificados no ano de 2024. A partir do dia 17 de fevereiro, a entrega será liberada para todos os municípios.
“A incorporação do teste rápido para dengue é de extrema importância, pois facilita o manejo clínico. No entanto, é essencial alerta, tanto os profissionais de saúde quanto os pacientes que realizam o teste, que um resultado negativo não exclui a possibilidade de dengue. Um teste positivo é fundamental para a identificação precoce da doença, mas um resultado negativo não oferece essa garantia. Vale ressaltar que todos os testes têm uma sensibilidade limitada, especialmente nos primeiros dias de infecção. O teste deve ser realizado até o quinto dia após o início dos sintomas, uma vez que ele detecta partes estruturais do vírus da dengue”, explica o diretor de Vigilância em Saúde da SES, Marco Aurélio.
O teste rápido utiliza amostra de sangue venoso ou coletado na ponta do dedo. O resultado sai em cerca de 15 minutos. Existem outros tipos de testes para detectar a dengue, como a biologia molecular e o sorológico, que estão disponíveis no Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen). O teste rápido é uma terceira opção para a população. A recomendação é que o teste seja realizado entre o primeiro e o quinto dia após o início dos sintomas.
Com base nos critérios, Aracaju recebe 219 caixas do teste; São Cristóvão, 47; Simão Dias, 37; Nossa Senhora do Socorro, 32; Propriá, 29; Lagarto, 17; as demais cidades recebem entre 1 e 10 caixas.