Sergipe registra 505 casos de covid em apenas 24 horas e alerta continua

Por enquanto 88,25% da população está imunizada com a primeira dose; 81,43% com a segunda dose; 61,90% com a primeira aplicação de reforço; e apenas 32,31% com a segunda, e última, dose de reforço.

Milton Alves Júnior

Registrando novo indicativo de alta, os casos envolvendo testes positivos para a covid-19 pontuaram 505 notificações nas últimas 24 horas em todo o estado de Sergipe. Apesar da multiplicação representativa, o quantitativo de pessoas enfrentando quadro clínico grave e/ou evoluindo para óbito, segue com fluxo bem abaixo do vivenciado nas demais três primeiras ondas da doença. De acordo com o Instituto Butantã, a resposta para essa diferença letal está na proteção imunológica que milhões de brasileiros tiveram acesso por intermédio direto das vacinas desenvolvidas com a finalidade única de barrar os efeitos danosos provocado pelo coronavírus.
O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), também reconhecem de forma oficial que menos pessoas tem perdido a luta contra a doença em virtude das quatro doses da vacina – sendo duas iniciais e outras duas de reforço. O problema, conforme identificam os pesquisadores, está no amplo volume de brasileiros os quais seguem sem tomar as doses de reforço, ou mesmo se dirigiram à uma Unidade Básica de Saúde (UBS), a fim de pleitear as duas primeiras doses. Um balanço realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), identificou que pelo menos 230 mil sergipanos permanecem sem tomar as quatro doses; o índice de pessoas sem as duas primeiras doses alcança a casa dos 10%.
Na esfera nacional, a Anvisa lamenta que milhares de brasileiros estejam com a respectiva tabela de vacina incompleta, e alerta para as mortes. Segundo a Agência, mais de 70% dos óbitos atuais correspondem a pessoas não vacinadas ou sem reforço. Ao contrário dos 26 casos oficiais notificados no mês passado, em novembro já foram pontuados mais de 1.200 casos no estado de Sergipe. O Brasil também segue registrando avanço. Ao todo são mais de 60.000 testes positivos nos 24 primeiros dias de novembro. Na tentativa de estabilizar e reduzir os testes positivos, a partir de hoje voltou a ser obrigatório o uso de máscaras em plataformas, pistas e áreas de convivência social dos aeroportos; está exigência se estende para o interior dos ônibus aeroportuário e nas próprias aeronaves.
A obrigatoriedade mantém-se facultativa apenas para crianças com até 03 anos de idade, ou – em curto prazo -, para pessoas se alimentando ou hidratando. De igual modo ao procedido ao longo dos últimos dois anos, sempre de segunda à sábado o governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde, apresenta atualização da crise sanitária imposta pelo coronavírus. Um novo balanço será apresentado no início da noite de hoje.

Compartilhe esta notícia