Quarta, 04 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Sergipe registra um aumento de empregos


Publicado em 18 de outubro de 2013
Por Jornal Do Dia


Análise realizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), com base nos dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), identifica aumento de 7.575 postos de trabalho em Sergipe. O resultado do Estado acompanha a evolução apresentada no país, onde foram criados 211.068 empregos, fazendo com que, no acumulado do ano, o mercado de trabalho registrasse 1.323.461 novos trabalhadores admitidos com carteira assinada, que indicam uma variação positiva de 3,35% do estoque de empregos, para o mesmo período.
O cenário positivo do mercado de trabalho sergipano se repete no acumulado de 2013, com 6.473 novos empregados, sendo 2.313 empregos gerados em setembro – segundo mês que mais gerou empregos no referido ano, ficando atrás apenas do mês de abril, que gerou 2.520 novos empregos. "É uma satisfação receber números tão positivos para o Estado, principalmente por termos como uma das prioridades a geração de emprego e renda para a população sergipana. E é com base na orientação do governo Marcelo Déda e do governador em exercício Jackson Barreto que a Sedetec tem buscado novos investimentos para Sergipe e acompanhado os empreendimentos já instalados, contribuindo para os números apresentados pelo Caged", explica o secretário Saumíneo Nascimento.
Já na distribuição dos empregos gerados em setembro no Estado, no acumulado do ano, os municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana e Lagarto geraram mais empregos formais. Em setembro, os destaques positivos foram Aracaju, com 1.570 empregos formais; Nossa Senhora do Socorro, que abriu 256 novos postos de trabalho; e Lagarto, que criou 118 novos empregos com carteira assinada.

Análise setorial – Na análise setorial o destaque é para o setor de serviços que continua gerando um grande número de empregos formais, sendo responsável por 1.377 novos empregos em setembro e 8.531 novos empregos no acumulado do ano. "os subsetores do setor de serviços que mais abriram vagas de emprego foram Comunicação e Administração de Imóveis e Serviços Técnicos Profissionais, que contratou 472 novos trabalhadores em setembro, o subsetor de serviços médicos e odontológicos, que registrou aumento de 364 novos trabalhadores e o subsetor de Serviços de Alojamento, Alimentação, Representação e Manutenção que empregou 329 novos trabalhadores com carteira assinada", explica o economista responsável pela análise, Thiago Souza.
O setor de construção civil também registrou aumento no número de empregos formais em setembro, sendo responsável por um aumento de 511 empregos. O setor de comércio acompanhou a tendência positiva no mercado de trabalho e empregou 333 novos trabalhadores no subsetor varejista e 124 novos empregados no setor atacadista.
Já as Indústrias de Transformação foram responsáveis pela inserção de 163 pessoas no mercado de trabalho no mês de setembro. "Merecem destaques os subsetores de Materiais Elétricos e Comunicações, que absorveu 89 trabalhadores; Produtos Minerais Não Metálicos, que contratou 41 novos trabalhadores e Madeira e Mobiliários que abriu 40 novas vagas formais", completa Thiago.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade