Sexta, 21 De Junho De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Sergipe só alcança Ideb em séries iniciais


Publicado em 16 de agosto de 2012
Por Jornal Do Dia


IDEB - EM SERGIPE, A META ESTABELECIDA PELO MEC FOI ATINGIDA APENAS NAS SÉRIES INICIAS. DO 5º ao 9º ANO E O ENSINO MÉDIO NÃO ATINGIRAM

Nas séries iniciais, as escolas sergipanas conseuiram atingir a meta do MEC

MELHORES ESCOLAS PÚBLICAS DE 1º A 4º ANOS DE SERGIPE

MELHORES ESCOLAS PÚBLICAS DE 5º A 9º ANOS DE SERGIPE

Cândida Oliveira
candidaoliveira@jornaldodiase.com.br

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. Cada estado tem suas escolas avaliadas, sejam elas públicas ou particulares. No caso das públicas, as municipais e estaduais são avaliadas separadamente.

O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. As provas aplicadas são referentes às matérias português e matemática. A avaliação recebe o nome de Prova Brasil.

O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.
Em Sergipe, a meta solicitada pelo Ministério da Educação foi atingida apenas nas séries inicias que corresponde até a 4ª série. Já as séries finais, da 5ª à 8 ª , bem como o Ensino Médio, não tiveram suas metas alcançadas.

Índices – Das 170 escolas avaliadas em Sergipe da série inicial e da 5ª a 8ª séries, 18 obtiveram índice igual ou acima de 4.7. Outras 92 unidades de ensino conseguiram índice igual ou acima de 3.8. 103 atingiram índice igual ou acima de 3.7 e 67 abaixo de 3.7.

Com relação às 172 escolas cujos anos ou séries finais foram avaliadas, 15 obtiveram índice igual ou acima de 3,8 – que é a projeção da rede estadual do Brasil; 43 igual ou acima de 3,3 – que é a projeção para Sergipe; 65 igual ou acima de 3,1; e 107 abaixo de 3,1.

Dados estatísticos do Ideb mostram que nas séries iniciais em 2011, Sergipe atingiu 3.9, quando a meta é de 3.8. As melhores escolas públicas de 1º ao 4º ano de Sergipe estão em Aracaju, Itabaiana, Lagarto, Gracho Cardoso, Nossa Senhora do Socorro, Nossa Senhora da Glória e Aquidabã.

Estrutura – De acordo com o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, esses resultados refletem o trabalho realizado pela rede estadual nas séries iniciais, com a execução do programa de alfabetização e ensino estruturado. "Esses programas adotam material didático específico, utilizando uma metodologia de ensino baseada no método fônico, com ações e ferramentas de planejamento, monitoramento e avaliação sistemática", destacou.

Do 5º ao 8º ano, no mesmo ano a pontuação foi de 2.9, quando deveria ter sido alcançado 3.3. O Ensino Médio ficou com 2.9, quando deveria ter atingido 3.1.
Preocupado com esses índices do ensino fundamental , Belivaldo Chagas disse que a Seed vem discutindo com a comunidade escolar a estruturação curricular de cada unidade de ensino e implantando instrumentos de planejamento e acompanhamento das ações pedagógicas das escolas, assim como implantando ações de melhoria da gestão escolar.

"É conveniente ressaltar que o Ideb é um índice, ou seja, uma medida educacional. Assim sendo, não se propõe a resolver os problemas do sistema de ensino. O objetivo do índice é medir a qualidade da Educação Básica. Também não é adequado estabelecer ranking de redes de ensino e de escolas, pois o que deve ser observado é o avanço ou recuo de uma, bem como os fatores que contribuíram para isso. Cada escola e cada rede de ensino deve ser comparada consigo mesma, observando médias regionais e nacionais dentro da série histórica do Ideb", afirmou.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade