Quarta, 04 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Sergipe tem 14 propostas aprovadas na Conferência Nacional do Meio Ambiente


Publicado em 30 de outubro de 2013
Por Jornal Do Dia


Nas 60 propostas que foram selecionadas para a plenária final da 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente: Resíduos Sólidos, com ações prioritárias para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Sergipe conseguiu emplacar 14 propostas acatadas nas Conferências Regionais e Estadual do Meio Ambiente. A Conferência Nacional ocorreu no período de 24 a 27 deste mês, em Brasília, no Centro Internacional de Convenções.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi discutida em quatro eixos temáticos: 1 – Produção e Consumo Sustentáveis; 2 – Redução dos Impactos Ambientais; 3 – Geração de Emprego e Renda; 4 – Educação Ambiental. Sergipe conseguiu aprovar seis propostas no eixo 2, três propostas no eixo 3 e cinco propostas no eixo 4.

Durante a conferência, 1.352 delegados debateram a PNRS, sendo 30 de Sergipe. As discussões giraram em torno das propostas apresentadas nas 26 etapas estaduais, distrital e nas 643 conferências municipais e 179 regionais que mobilizaram 3.602 cidades e mais de 200 mil pessoas.
Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Genival Nunes, a conferência resultou em saldo positivo.
"Gente de todo o Brasil como um único objetivo, discutir ações prioritárias que possam ser executadas com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Apesar das peculiaridades de cada local, ficou evidente que as necessidades básicas dos municípios são bem parecidas, todos os Estados do Brasil estavam buscando melhorias. O Estado de Sergipe, em especial, conseguiu escrever a sua contribuição para a política nacional, e essa história acabou sendo inserida na lei nacional para a melhor implementação de uma política que pede o encerramento dos lixões com a inclusão social dos catadores", frisou Genival.

Para a professora Maria do Socorro, da Universidade Federal de Sergipe, que participou da conferência na categoria Universidades e durante todo o processo de eleição acompanhou atentamente as propostas de Sergipe, foi gratificante participar desse processo de mudança que passará o Brasil a partir da PNRS.
"Todos nós delegados e os delegados natos de Sergipe enaltecemos a oportunidade de participar da 4ª Conferência Nacional. Foi um prazer poder conviver com os delegados de Sergipe, cujos momentos de diálogos e reflexões foram enriquecedores do ponto de vista profissional para todos principalmente para profissionais e professores do IFS e da UFS", avalia a professora.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade