Servidores da Emdagro cobram acordo coletivo

Milton Alves Júnior

 

Na luta pela implementação imediata do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), com pagamento retroativo das atualizações salariais de janeiro a julho, além da abertura efetiva de negociação sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), servidores da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) decidiram cruzar os braços por 24h, com a finalidade de chamar a atenção do governador Fábio Mitidieri. A atividade foi iniciada na manhã de ontem com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural de Sergipe (SINTER-SE).
Durante a manifestação realizada em frente à empresa, em Aracaju, os servidores não descartaram a possibilidade de deflagrar greve por tempo indeterminado caso o Governo de Sergipe não atenda aos pleitos da categoria. A Emdagro – vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca, tem sido acionada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) para que cumpra com os direitos garantidos e historicamente conquistados pelos profissionais que atuam na empresa citada. Conforme destacado pelo presidente do SINTER-SE, Erinaldo Pereira Santos, os servidores cansaram de aguardar o cumprimento das medidas judiciais.
“A adesão ao movimento mostra que os trabalhadores não estão dispostos a aceitar mais retrocessos. O Plano de Cargos é fruto de uma decisão judicial, e deve ser implementado com responsabilidade e respeito. Voltamos a nos reunir em assembleia, deliberamos em conjunto por esta paralisação, mas queremos deixar claro que estamos em busca dos nossos direitos; caso não haja avanços, mesmo diante da ACP protocolada no Ministério Público [do Trabalho], não podemos descartar debates com indicativo de greve. Esperamos que se resolva sem precisar chegar a este estágio”, disse.
Em comunicado oficial, a diretoria do SINTER-SE anunciou que no decorrer da mobilização de ontem ficou decidido que uma comissão de trabalhadores irá se reunir com a diretoria da Emdagro a partir da próxima segunda-feira, 04. Paralelo a estes diálogos, uma nova assembleia geral foi marcada para o dia 29 de agosto, quando a categoria deve deliberar sobre os próximos passos do movimento. Os trabalhos paralisados nas últimas 24h serão retomados na manhã de hoje.

Compartilhe esta notícia