Segunda, 17 De Março De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

SES inicia aplicação de imunizante para prevenir bronquiolite em crianças menores de 2 anos


Publicado em 25 de fevereiro de 2025
Por Jornal Do Dia Se


A primeira semana de aplicação será de 24 a 27 de fevereiro. Foto: Flávia Pacheco

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) deu início, nesta segunda-feira, 24, no Ambulatório de Seguimento do Recém-nascido de Alto Risco Maria Creuza de Brito Figueiredo (antigo Follow-up), unidade da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), à aplicação da primeira dose do imunizante Palivizumabe, anticorpo indicado para a prevenção de infecções respiratórias graves em crianças causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR).
O Palivizumabe é destinado aos bebês prematuros abaixo de 28 semanas de idade gestacional, crianças de até 2 anos de idade portadoras de cardiopatia congênita em uso de medicações e prematuros com displasia broncopulmonar. A aplicação do imunizante será realizada em cinco semanas. A primeira semana de aplicação será de 24 a 27 de fevereiro; a segunda, de 24 a 28 de março; a terceira semana vai de 28 de abril a 2 de maio; a quarta semana de 26 a 30 de maio; e a quinta semana será dos dias 30 de junho a 4 de julho. De acordo com o cronograma da SES, aplicação do Palivizumabe ocorrerá dias de segunda-feira, pela manhã, no Follow-up; segunda-feira, pela tarde, nas maternidades; terça-feira, durante a tarde na MNSL, e às sextas-feiras no período da manhã, no Crie.
Segundo a gerente do Follow-up, a enfermeira Glória Barros, 54 crianças que nasceram na MNSL e fazem tratamento na instituição receberam a primeira de cinco doses que serão administradas do medicamento. “Iniciamos o novo ciclo de aplicação do Palivizumabe, que é um anticorpo já pronto que tem uma durabilidade de um mês. É por isso que existem cinco doses subsequentes.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade