Sete anos como Patrimônio da Humanidade

O dia 1º de agosto é uma data representativa para o município de São Cristóvão.  Hoje os sancristovenses começarão a celebrar os sete anos da chancela de Patrimônio Cultural da Humanidade da Praça São Francisco, título entregue pela Organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura (UNESCO), que reconhece o valor arquitetônico, histórico e cultural, que remete à criação das bases do povo sergipano.

 “Este é um momento de reflexão. São sete anos. Sabemos que os resultados não são instantâneos, mas precisamos aproveitá-lo da melhor maneira. Fazemos parte de uma lista seleta e precisamos pensar maneiras de como o título pode trazer melhorias para a população. Sinto que a atual gestão compreende essa questão e vem realizando ações de valorização da cultura e do patrimônio. Estamos seguindo no caminho certo”, destacou a chefe de serviço da Casa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em São Cristóvão, Kleckstane Farias e Silva Lucena.

A agenda festiva foi iniciada às 8 horas, com toque dos sinos e abertura das igrejas (São Francisco, Santa Izabel, Nª Srª da Vitória, Rosário e Amparo). Em seguida, um cortejo com autoridades, estudantes e população seguiu a Banda de Música dos Bombeiros num percurso que saiu da Praça Nº Sr. dos Passos até a Praça São Francisco, onde foi hasteadas as bandeiras do Brasil, Sergipe e São Cristóvão ao som do Hino Nacional. Na sequência, todos cantaram os parabéns em volta do bolo de sete metros e depois deram um abraço simbólico em torno da Praça São Francisco.

De acordo com o prefeito Marcos Santana, a comemoração do título precisa ser celebrada em comunhão com a população. “É um motivo de orgulho para todos nós e é importante que a população se sinta inserida neste contexto. Isso acontecerá quando ela perceber que o título poderá trazer dividendos. Para tanto, estamos empenhados em fazer com que os sancristovenses se sintam parte desse contexto”, enfatizou o prefeito.

 

Autoridades presentes – Além do prefeito Marcos Santana, do vice-prefeito Adilson Junior, e todo o secretariado estiveram presentes na solenidade, além do Frei Sormani, a superintendente Interina do IPHAN Sergipe, Cynara Ramos Silva e a chefe de serviço da Casa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em São Cristóvão, Kleckstane Farias e Silva Lucena.

Compartilhe esta notícia