A Secretaria da Segurança Pública (SSP) apresentou ontem o Plano de Segurança integrado que garantirá a segurança dos cidadãos nos festejos juninos em todo o Estado. Durante o período festivo, policiais militares, bombeiros e policiais civis estarão empregados em regime de serviço extraordinário, atuando no horário de folga, com o intuito de reforçar o trabalho das unidades empregadas no serviço cotidiano.
Para este ano, as ações serão mais restritas por conta da redução de eventos públicos realizados em Sergipe. Caberá à Polícia Militar o maior efetivo, quando distribuirá os quase 230 alunos de soldado que ainda se encontram no Curso de Formação para estagiar nos principais eventos, somando esforços com os policiais militares que receberão a Retribuição Financeira Transitória pelo Exercício de Atividade Extraordinária (Retae).
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Marcony Cabral, esclareceu que o planejamento realizado para as festividades vem sendo desenvolvido desde o início do mês. “Iniciamos oficialmente o trabalho dos festejos juninos com a grande operação a nível de fronteiras e repetimos essa operação no dia de ontem. Temos uma expectativa de terminar o mês com o clima de tranquilidade, que vem se tornando característico. Mais de 5 mil policiais estão envolvidos, todas as localidades terão a presença da PM, aqueles eventos que já foram realizados ocorreram com muita tranquilidade e os que virão, estão prontos e planejados para que possamos repetir esse êxito e atuar de forma a garantir a tranquilidade da população”, adiantou.
Ainda segundo o coronel, o investimento do Governo do Estado foi o impulso necessário para a melhor harmonização das forças policiais. “Serão 256 policiais dia, efetivo extraordinário atuando na Orla e é importante frisar que o investimento que o Governo do Estado fez ao convocar 230 novos policiais militares no início de janeiro já está surtindo efeito. Esses novos policiais estão há seis meses recebendo treinamento teórico e prático, e neste mês as aulas teóricas estão suspensas, para que eles possam por meio do estágio colocar em prática tudo o que aprenderam e sedimentando o seu conhecimento mas principalmente, contribuindo para a segurança dos sergipanos” acrescentou.
O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) estará presente dando apoio as festividades realizando um trabalho de prevenção de incêndios e acidentes, intensificando as fiscalizações e vistorias nos estabelecimentos comerciais e nos locais de evento, para averiguar se as normas de segurança, como saídas de emergência, extintores prontos para uso e estrutura das festas, estão sendo cumpridas.
De acordo com o diretor adjunto de Operações do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Miguel Pereira, em todo o Estado um total de 304 bombeiros estarão de prontidão para servir a população e assegurar que toda a estrutura disponível para as celebrações estejam aptas a receber os participantes dos eventos. “Garantiremos a prevenção para qualquer caso de necessidade, estamos prontos para atuarmos e vamos garantir que este São João ocorra de forma tranquila. Nossas equipes estão realizando vistorias, fora as que já foram realizadas em barracas e estruturas, para que juntamente com o apoio da Polícia Militar este seja um período junino ainda mais seguro para todos os que irão aproveitar as festas”, assegurou.
As equipes da Polícia Civil seguirão o mesmo planejamento realizado na Operação São João de Paz, deflagrada no dia 30 de maio deste ano. O foco da operação, assim como na primeira, será coibir a entrada de drogas e armas de fogo no estado durante os festejos. Tanto os pontos de atuação quanto as equipes que atuarão durante a operação serão os mesmos empregados há 15 dias.


