A SSP está usando o GTA para dar mais agilidade ao trabalho de repressão a crimes eleitorais
SSP aumenta repressão aos conflitos no interior
Publicado em 05 de outubro de 2012
Por Jornal Do Dia
As últimas ações adotadas pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) para inibir conflitos e agressões no período pré-eleitoral no interior do estado surtiram efeitos desejados. Os dados mostram que o registro frequente de conflitos e agressões motivadas pelas disputas políticas locais cessaram com o aumento da presença ostensiva das tropas especializadas da Polícia Militar e com a transferência da Delegacia Regional de Maruim para a cidade de Capela.
Desde a sexta-feira passada, somente o Batalhão de Choque (BPChq) da Polícia Militar percorreu mais de dois mil quilômetros em 15 municípios, dentre eles Itabaiana, Lagarto, Capela, Macambira, São Domingos, Gararu, Poço Verde, Pedrinhas, Santa Rosa de Lima, Malhador, entre outros. De acordo com o major Carlos Rolemberg, nestes últimos dias foram registradas várias prisões e apreensões de carros, armas de fogo e celulares. O oficial é taxativo ao afirmar que animosidades, conflitos e agressões motivadas pela política foram inibidas com a presença ostensiva dos militares.
"Utilizamos oito viaturas e 30 policiais por dia de serviço e desde que começamos a cumprir a determinação do comando não registramos nenhum conflito", assegurou Rolemberg, ressaltando ainda que o objetivo do trabalho é garantir a ordem pública e apurar todo tipo de denúncia dos cidadãos em relação ao pleito eleitoral. "Na véspera e no dia da eleição 17 homens do Choque serão deslocados para os batalhões do interior e 70 ficarão na Grande Aracaju a fim de garantir a segurança das eleições".
O mesmo procedimento também está sendo adotado pelo Grupamento de Ações Táticas do Interior (Gati), que está concentrando todas as suas ações nos municípios de Capela, Rosário do Catete e Malhador. Onze policiais e três viaturas permanecem de vigilância 24 horas nos três municípios. "Desde a nossa chegada a ordem pública foi restabelecida e os conflitos frequentes registrados na cidade foram controlados", afirmou o capitão Matheus Soares, comandante do Gati. Semelhante ao Batalhão de Choque, o Gati também terá um esquema especial para este final de semana. "A partir deste sábado, o nosso efetivo reforçará o quantitativo dos Batalhões de Itabaiana, Lagarto e Estância".
Outra unidade especializada que está contribuindo para o restabelecimento da paz no interior é o Comando de Operações Especiais (COE). Com um patrulhamento noturno nos municípios de Tobias Barreto, Capela, Itabaiana, Lagarto e Riachão do Dantas, entre outros, os militares iniciam o trabalho às 18h e vão até o início da manhã do dia seguinte.
Segundo o comandante do COE, capitão Henrique Rocha, a ordem é seguir a determinação da SSP e o Comando da PM para inibir os crimes eleitorais nas cidades do interior. "Vamos continuar o nosso trabalho de policiamento ostensivo e só mudaremos a rotina da unidade neste final de semana quando a tropa ficará de pronto emprego, ou seja, à disposição do Comando Geral para todo tipo de conflito de natureza grave em qualquer parte do estado", explicou Henrique.
Além das unidades da Polícia Militar, o Grupamento Especializado de Rondas e Blitz (Gerb) da Polícia Civil também reforça o efetivo de Poço Verde e Riachão do Dantas. "São duas viaturas em cada município, que serão utilizadas a noite inteira para garantir a segurança da população. Os cidadãos destes municípios têm nos apoiado e nos parabenizado por termos ajudado a acabar com os conflitos comuns neste período", disse o diretor do Gerb, policial Antônio Ramos.