Em um gesto que pouco acontecia nos processos eleitorais mais recentes, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) vai dispensar a ajuda de tropas federais para garantir a segurança das eleições gerais deste ano, que terá seu primeiro turno realizado no próximo domingo. O órgão já comunicou sua decisão ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e deve detalhá-la hoje, às 10h, na entrevista coletiva de apresentação do planejamento operacional e estratégico de segurança para o pleito.
A SSP garantiu ao TRE que tanto o Corpo de Bombeiros quanto as polícias Civil e Militarirão atuar plenamente nos 75 municípios do estado, fornecendo apoio à Polícia Federal e ao próprio tribunal, não havendo assim a necessidade de envio de tropas do Exército para atuação durante o primeiro turno – e segundo turno, se houver- para o Estado de Sergipe. A previsão é de que cerca de 4,5 mil policiais participem da segurança do pleito.
“O TRE/SE ainda chegou a solicitar o apoio de forças de tropas nacionais ao TSE, à época do teste de integridade das urnas, porém, com a garantia da segurança pública estadual, a solicitação foi cancelada junto ao TSE”, diz a SSP, em nota. O planejamento estratégico da segurança para as Eleições de 2022 em Sergipe já foi apresentado ao TRE por representantes do órgão.
A SSP informa ainda que os servidores estaduais ligados à secretaria e que trabalharão nas Eleições 2022 também recebem, junto à folha de setembro, a Indenização por Flexibilização Voluntária (IFV). O Estado estima que cerca de R$ 7,5 milhões serão destinados à gratificação referente ao serviço no pleito eleitoral, beneficiando aproximadamente 4,5 mil profissionais das polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros.


