No reforço do policiamento durante o período carnavalesco, também serão utilizados drones em locais estratégicos. Foto: Divulgação/SSP
SSP mostra como será Operação Carnaval 2025
Publicado em 28 de fevereiro de 2025
Por Jornal Do Dia Se
Em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (27), a Secretaria da Segurança Pública (SSP) detalhou o planejamento operacional das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros para garantir a segurança e a tranquilidade de sergipanos e turistas no período carnavalesco no estado. As ações de segurança pública, que já estão sendo executadas e prosseguirão durante todo o Carnaval, abrangem todos os municípios sergipanos e os principais eventos festivos do estado. Equipes de bombeiros militares, policiais militares e policiais civis estarão atuando de forma estratégica por todo o Estado de Sergipe já a partir desta sexta-feira (28).
A Polícia Militar vai empregar um efetivo de mais de cinco mil homens e mulheres, que irão atuar em diversas cidades para garantir a segurança dos foliões nos mais de 200 eventos previstos para acontecer durante o Carnaval. As equipes terão à disposição viaturas e equipamentos para cobertura de todo o território sergipano. Dentro do planejamento operacional, as equipes da Polícia Militar começam a atuar a partir desta sexta-feira (28), com destaque para a capital e Grande Aracaju, Neópolis, Pirambu e Estância, além de outras cidades.
Dentre as atribuições da corporação para a segurança pública no Carnaval sergipano em 2025, estão operações de bloqueio viário, operações de trânsito, operações em eventos e operações de saturação. No reforço do policiamento durante o período carnavalesco, também serão utilizados drones em locais estratégicos.
Polícia Civil – No que se refere à atuação da Polícia Civil no Carnaval, 725 servidores, sendo 112 delegados e 528 oficiais investigadores, estarão mobilizados. Conforme o plano operacional, na capital, durante o Carnaval, será mantido o funcionamento 24 horas da Central de Flagrantes e do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), inclusive com reforço nas equipes policiais.
Ainda em Aracaju, para o Rasgadinho, haverá estrutura plantonista na 2ª Delegacia Metropolitana (DM), de 1º a 4 de março, das 14h às 2h. Além disso, para otimizar a cobertura do território, a Polícia Civil instituiu o funcionamento da 10ª DM, no bairro Mosqueiro, para o registro de boletins de ocorrência das 8h às 20h, também entre os dias 1º e 4 de março.
Na Barra dos Coqueiros, de 1º a 4 de março, das 15h às 3h, estará em funcionamento uma plantonista na 11ª DM. Em Nossa Senhora do Socorro, a 5ª DM atuará de forma plantonista, também de 1º a 4 de março, das 15h às 23h.
Já no interior do estado, as Delegacias Plantonistas – Itabaiana, Lagarto, Estância, Propriá, Nossa Senhora da Glória e Maruim – funcionarão em regime de plantão ininterrupto entre 18h da sexta-feira (28) e 8h da quarta-feira (5).
Além das unidades que já funcionam de forma plantonista, a Polícia Civil definiu plantões especiais no Abaís (Estância), Caueira (Itaporanga D’Ajuda), Canindé de São Francisco, Itabaianinha, Neópolis e Pirambu. Os plantões também terão início na sexta-feira (28), às 18h, e seguirão até às 8h do dia 5 de março. Apenas em Itabaianinha, os plantões serão feitos entre 16h e 4h.
Bombeiros – Neste Carnaval, o Corpo de Bombeiros atuará com um efetivo de 137 bombeiros militares. As equipes são formadas por mergulhadores, guarda-vidas, coordenadores, supervisores, operadores de drone e bombeiros militares, atuando em patrulhamento aquático, devidamente preparadas com equipamentos técnicos.
Serão empregadas pelo Corpo de Bombeiros viaturas de auto-salvamento, motos aquáticas, quadrículos, botes de salvamento, viaturas de combate a incêndio e viaturas do tipo UTV. As equipes do Corpo de Bombeiros também contam com equipamentos para eventuais ocorrências de afogamentos.