Terça, 05 De Dezembro De 2023
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

STF considera legal cálculo que reduz pensão por morte do INSS


Avatar

Publicado em 27 de junho de 2023
Por Jornal Do Dia Se


Para o relator, ministro Luíz Roberto Barroso, a mudança não representa nenhuma violação da Constituição.

Das agências
 
O Supremo Tribunal Federal (STF) considerou constitucional regra da reforma da Previdência que estabeleceu novo cálculo da pensão por morte do INSS que falece antes de sua aposentadoria. Foram 8 votos a 2, e a votação foi encerrada na sexta-feira, pelo plenário virtual.
Por esse sistema, o viúvo tem direito a receber 50% do valor da aposentadoria já paga ao segurado e servidor ou proporcional ao benefício ao qual o falecido teria direito se fosse aposentado por incapacidade na data da morte; além de mais 10% por dependente – até o limite de 100% para cinco ou mais dependentes.
A ação julgada pelo Supremo foi apresentada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (Contar). A  entidade entende que nova regra prejudicada os dependentes dos segurados violando a Constituição, que prevê o caráter contributivo da Previdência e garante proteção digna à família do falecido, em especial a proteção previdenciária. 
Para o relator, ministro Luíz Roberto Barroso, a mudança não representa nenhuma violação da Constituição. Seguiram o relator os ministros Dias Tofoli, André Mendonça, Gilmar Mendes,  Alexandre de Moraes, Carmen Lúcia, Luiz Fux e Nunes Marques. O ministro Edson Fachin abriu a divergência, e foi seguido pela minha Rosa Weber.
**PUBLICIDADE
Publicidade


Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE
Publicidade


**PUBLICIDADE
Publicidade