Em Itabaiana, muros de casas foram derrubados
Ruas completamente alagadas em apenas duas horas de chuva em Carmópolis
Publicado em 19 de novembro de 2014
Por Jornal Do Dia
Em Itabaiana, muros de casas foram derrubados
Ruas completamente alagadas em apenas duas horas de chuva em Carmópolis
As chuvas fortes que atingem diversas cidades do interior pegaram de surpresa os sergipanos. Casas e ruas completamente inundadas, estabelecimentos comerciais de portas fechadas, carros cobertos pela água, árvores e torres de telefone derrubadas e até um banheiro químico arrastado pela força da enxurrada foram alguns dos registros nesses dois últimos dias (segunda e terça-feira). As cidades mais atingidas foram Itabaiana, Lagarto e Carmópolis, onde o temporal tirou o sossego de centenas de famílias.
Na cidade serrana, a madrugada do dia 18 foi de muito trabalho e preocupação. O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, acompanhado da sua equipe, visitou as áreas mais atingidas, a exemplo da Rua São Domingos com a travessa papa Paulo VI, onde a chuva invadiu casas, destruiu muros e arrastou móveis pelos cômodos. "Foi um temporal intenso, mas pedimos calma à população. Trabalharemos o quanto for necessário para que maiores transtornos não sejam causados, contando também com o trabalho da Defesa Civil do Estado", ressaltou o gestor.
Até agora, cerca de 200 famílias estão desabrigadas na cidade. "Os moradores que tiveram as casas comprometidas ficarão abrigados em hotéis, graças ao apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social. Também já providenciamos a entrega imediata de colchões", informa Valmir de Francisquinho. Somente na segunda-feira, o volume de chuva chegou a 100 milímetros, colocando o município em situação de emergência. "Muitas pessoas perderam tudo que tinham. Foi um verdadeiro caos. Precisamos de ajuda para colocar tudo em ordem novamente", pediu o prefeito.
LAGARTO E CARMÓPOLIS
No município de Lagarto, na região Centro-Sul de Sergipe, a situação não foi diferente. Devido à intensidade das chuvas, a lamina de água nas ruas chegou a mais de 50 centímetros, em pouco mais de uma hora. No final da tarde de segunda foi verificado que um banheiro químico boiava pelas ruas, como se fosse uma canoa. Pessoas foram arrastadas pela enxurrada, mas não houve nenhuma vitima fatal. Segundo informações do "Portal Lagartensse", os moradores do Assentamento Che Guevara estão correndo um grande risco de ficarem ilhados por causa da previsão de mais chuvas para esta semana.
De acordo com os assentados, toda vez que as fortes chuvas caem na região o problema se repete. A inundação dificulta a passagem de veículos e a população não consegue sair do Assentamento, pois o risco é grande – a altura da água atingiu quase um metro. Em Carmópolis, choveu das 13h até às 15h, mas o pouco tempo foi suficiente para dar prejuízo aos moradores. O "Portal Infonet" noticiou alguns casos, a exemplo da garçonete Thaís Amanda. "Não dá para trabalhar. Enche tudo de água, não tem como evitar. Tivemos que fechar. Só não perdemos nada aqui, porque fechamos. Todo ano é isso e a chuva de hoje foi muito forte", disse.
MAIS CHUVA
O pior de tudo é que o clima instável que atinge algumas regiões de Sergipe deve permanecer até a próxima quinta-feira (20). "Há muita nebulosidade, ventos fortes e temperaturas elevadas. As chuvas devem continuar nesta quarta, dissipando-se na quinta-feira", destacou o meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Overland Amaral. Ainda segundo ele, há risco de inundações em algumas cidades do interior, como Itabaiana e Malhada dos Bois. Na capital, apesar do tempo fechado, as chuvas ainda não chegaram com inten sidade. A Defesa Civil e os outros órgãos responsáveis devem ficar em alerta.