Sexta, 23 De Fevereiro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Temporal provoca estragos nas áreas mais pobres


Avatar

Publicado em 26 de janeiro de 2024
Por Jornal Do Dia Se


População observa estragos provocados pelas chuvas em Glória (Aparecido Santana (Redes sociais)

Milton Alves Júnior
 
Técnicos da Defesa Civil Estadual permanecem realizando o monitoramento dos municípios sergipanos onde as fortes chuvas e rajadas de vento causaram danos públicos e particulares. Conforme destacado na edição de ontem do JORNAL DO DIA, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), estendeu até amanhã o alerta de chuvas intensas em todas as regiões de Sergipe. O comunicado cita ainda a possibilidade do acumulado de chuva variar entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, bem com que ventos intensos podem variar entre (40-60 km/h). A capital, Aracaju, que até o início da noite de ontem não havia registrado intensidade das chuvas, por volta das 13h30 foi impactada.
Na região do Alto Sertão Sergipano, o município de Nossa Senhora da Glória permaneceu multiplicando os pontos de alagamento, morte de animais, e, após 24 horas de instabilidade climática, o colapso parcial de uma residência. Com o apoio da administração municipal, a família desabrigada recebeu assistência logística para levar alguns pertences para uma área segura. A ação coordenada pela Defesa Civil Estadual contou também com a colaboração dos contribuintes que residem nas proximidades da casa danificada. Residências vizinhas não foram prejudicadas, e o local onde ocorreu o sinistro permanece interditado por tempo indeterminado. Em Glória as chuvas deram trégua ainda durante a manhã, mas seguiu com tempo nublado até o início da noite.
Os sinais de alerta – de igual modo à sociedade -, estão sendo encaminhados às marinas, iates clubes e empresas de transporte marítimo, reiterando a necessidade de precaução durante o período. Em nota a Marinha informou que nesse período permanece atenta à situação do tempo e, em caso de necessidade, a Capitania dos Portos poderá ser acionada, em qualquer horário, pelo telefone (79) 3711-1646. Pedidos de auxílio também podem ser realizados pelo telefone 185, Emergências Marítimas e Fluviais, ou ao Salvamar Leste, operado pelo Comando do 2º Distrito Naval, por meio do telefone 08002843878.
O trabalho de monitoramento acontece também com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Indícios de vulnerabilidade estrutural devem ser informados de imediato aos órgãos de Segurança Pública. Estes comunicados devem ser repassados junto ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp 190). Situações de emergência podem ser compartilhadas também pelo telefone 193; já o setor de emergência da Defesa Civil Municipal – em Aracaju -, informou ao JD que funciona todos os dias, com escalas que se revezam 24h; o telefone para contato é: 199.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade