Quarta, 04 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Terminal da Atalaia alaga e dificulta acesso aos usuários


Publicado em 20 de maio de 2015
Por Jornal Do Dia


Milton Alves Júnior
miltonalvesjunior@jornaldodiase.com.br

Usuários do transporte coletivo que frequentam o Terminal de Integração da Atalaia voltaram a enfrentar impasses estruturais na manhã de ontem após o registro de frente fria no litoral sergipano. Sem manutenção e com um sistema de escoamento ineficiente para minimizar o acúmulo de água, o ambiente ficou inundado e centenas de passageiros foram obrigadas a transitar em meio ao descaso. Mesmo diante da problemática, esses usuários dizem não mais se surpreender com a desordem em virtude de uma constante notificação de irregularidade. Administrado pela Prefeitura de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), a última vez que o terminal passou por reforma foi no terceiro ano de mandato do ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB).

Naquela ocasião, mais precisamente em meados de 2011, a principal queixa dos frequentadores dessa área pública se referia à precariedade do teto que apresentava dezenas de infiltrações e goteiras que também inundavam o espaço. Diante de uma tarifa considerada abusiva, de um sistema falho, além de pontos de ônibus deteriorados e terminais de integração cada vez mais ultrapassados, os populares imploram aos órgãos estaduais e federais de fiscalização por uma possível vistoria minuciosa nestes ambientes. Para o estudante Wagner Nascimento, usuário do Terminal da Atalaia há pelo menos 15 anos, é perceptível que a prioridade da atual administração municipal não é atender aos pleitos dos passageiros quando se referem a melhorias do sistema de transporte coletivo.

Com uma situação menos caótica, na tarde de ontem ainda era possível identificar várias poças d’água e nenhum local apropriado para os passageiros sequer aguardar a chegada das linhas itinerárias. "Esse terminal, ou melhor, parece que todos os terminais foram esquecidos pelo prefeito e pela SMTT que não se preocupam com as reclamações da população. Hoje é dia de chuva e a situação está assim, ruim, mas se vier em dia de sol forte vão poder ver outros problemas que parecem não ter solução. Difícil acreditar que alguma medida muito eficiente será adotada para resolver esses problemas dos terminais até o final do ano que vem", declarou o acadêmico. Por dia, mais de dez mil pessoas transitam pelo Terminal da Atalaia.

Tentando esquecer os problemas atuais, mas já imaginando a amplitude dos mesmos mais pra frente, a camareira Dayanna dos Santos imagina como será o inverno na capital. Com a aproximação do período chuvoso, ela já pré-avalia as desordens estruturais que serão vivenciadas por sergipanos e turistas que desejem ter acesso à Orla de Atalaia através do sistema público de transporte urbano. "Será um belo cartão de visita para alguns turistas, e mais um grande ‘perrenho’ pra gente. Se com uma chuva rápida dessa já foi pepino, imagine agora em junho e julho. Também não acredito que uma reforma imediata será feita até a chegada das chuvas. Ainda tem gente da SMTT que diz que o transporte melhorou com João", lamentou.

Contraponto – Segundo comunicado apresentado pela Assessoria de Comunicação da SMTT, nenhum fiscal da superintendência que atua diariamente no Terminal da Atalaia repassou qualquer notificação informando problemas nas instalações. O órgão diz que já na próxima semana a Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), dará início a uma reforma geral no espaço. "Já realizamos reforma no terminal da Maracaju, essa semana ainda entregaremos a reforma do Terminal do DIA, e já na semana que vem será a vez do Terminal da Atalaia receber o início das obras", informou o assessor Flávio Vasconcelos.

Questionado sobre as reais condições de manutenção e demais obras nos abrigos de ônibus e passageiros, o assessor garantiu que a direção da SMTT tem realizado um trabalho progressista, porém uma pequena parcela de usuários tem contribuído para a depredação do sistema. Com menos de uma semana de inauguração das novas instalações no Terminal da Maracaju, ações promovidas por vândalos já são detectadas. "Infelizmente nós fazemos a nossa parte e alguns acabam destruindo. Hoje faz uma semana de reinauguração e nos banheiros já tem pichações e torneiras furtadas. É preciso ter consciência e a população trabalhar conosco", pontuou Flávio Vasconcelos. O tempo de duração varia entre 20 e 30 dias úteis.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade