TRE testou urnas eletrônicas com "eleições simuladas"

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe realizou entre os dias 6 e 8 de agosto as "Eleições Simuladas". As simulações, que aconteceram no depósito de Urnas situado na sede do TRE/SE, são coordenadas pela Secretaria de Tecnologia da Informação e têm como objetivo testar os equipamentos que serão utilizados no Pleito vindouro.
Segundo o secretário de Tecnologia do TRE, José Carvalho Peixoto, foram testadas 110 Urnas Eleitorais de todos os modelos. "Essa simulação foi programada pelo Tribunal Superior Eleitoral e acontece na Justiça Eleitoral do Brasil durante duas fases. A primeira ocorreu nesta semana, e a próxima entre os dias 12 e 13 de agosto", informou.

Ainda segundo o secretário, o TRE/SE vem realizando os testes de sistemas e equipamentos desde o ano passado. "Visando prevenir possíveis falhas, realizamos as ações preventivas para que possamos detectar algum erro, a fim de corrigi-lo para que no dia das eleições tudo ocorra de forma tranquila".
Os testes são realizados por servidores do Tribunal, ocasião na qual é simulado o ambiente de votação. "Eles votam, colhemos o resultado, transmitimos e totalizamos. Ou seja, simulamos os procedimentos que acontecerão nas Eleições 2014", contou Peixoto.

Aplicativo – A Secretaria de Tecnologia da Informação tem investido em recursos tecnológicos cada vez mais. Para as eleições 2014, o TRE/SE contará com um aplicativo que será lançado para a divulgação de resultados.
O aplicativo, que está em fase de testes, estará disponível para smartphones Android e iOS. Com o novo recurso, será possível ter acesso aos resultados de Sergipe e do Brasil.
Paralelamente às "Eleições Simuladas", a STI realiza a fase de testes do novo aplicativo. "Testamos esta semana com servidores da Casa, em ambiente controlado, e obtivemos um bom resultado. O desempenho do aplicativo foi satisfatório", finalizou o secretário da STI.

Compartilhe esta notícia