Quarta, 22 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Três homens são presos com 1 tonelada de cocaína em barco


Publicado em 29 de março de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Justiça decreta a prisão preventiva dos três tripulantes de barco com cocaína.

Gabriel Damásio

A Polícia Federal e a Capitania dos Portos de Sergipe fizeram na tarde de ontem a maior apreensão de cocaína da história do Estado. Foi um total de 1,3 tonelada da droga, transportado em um barco tipo saveiro que foi interceptado no Rio Sergipe, altura da Barra dos Coqueiros, por uma patrulha de fiscalização da Marinha. Três homens que estavam no barco foram presos em flagrante.
Segundo as informações da PF, a saveiro teria apresentado problemas mecânicos e os tripulantes pediram ajuda pelo radiocomunicador. A equipe da Capitania foi ao local onde o barco estava ancorado e os marinheiros logo desconfiaram da carga que era transportada no assoalho. Assim, eles acionaram a PF, que descobriu centenas de tabletes da droga, com o emblema de uma caveira.
“Causou estranhamento por parte dos policiais federais a informação obtida de que os tripulantes haviam sido contratados para transportar a embarcação para o estado do Pará. No ato da entrevista, seus ocupantes demonstraram incomum nervosismo e, após revista, a droga foi encontrada oculta sob o assoalho e demais compartimentos do barco”, diz a PF, em nota.
A saveiro foi levada para uma marina próxima, onde a carga da droga foi descarregada e pesada. Estima-se que a cocaína apreendida esteja avaliada em cerca de R$ 65 milhões, e que ela seria revendida em vários estados do Nordeste. No entanto, a polícia ainda quer saber quem são os outros envolvidos no crime, isto é, quem forneceu a droga e a embarcação, quem preparou o esquema de transporte e a quem a carga seria entregue.
Os tripulantes foram presos e levados para a sede da Superintendência da Polícia Federal em Sergipe, no Siqueira Campos (zona oeste). Eles foram autuados pelos crimes de associação para o tráfico e tráfico de drogas, cujas penas, se somadas, podem ultrapassar os 25 anos de reclusão. Equipes da Polícia Militar e da própria Marinha também atuaram na apreensão da saveiro.
Este não foi o primeiro caso de embarcações que foram apreendidas em praias e rios de Sergipe, transportando grandes quantidades de drogas. Em fevereiro de 2010, mais de 100 quilos de cocaína que estavam a caminho do Pará foram achadas no Rio Vaza-Barris, próxima ao Mosqueiro (zona de expansão), após o naufrágio de uma lancha que transportava a carga. Dois homens foram presos em um hotel na Orla de Atalaia, enquanto planejavam recuperar a embarcação. A droga apreendida foi avaliada em R$ 7 milhões.
Já na véspera do Natal de 2011, um veleiro italiano encalhou na Praia de Atalaia (zona sul de Aracaju) e policiais militares encontraram mais 307 quilos de cocaína que estavam no barco e eram transportados para o Caribe. Um casal italiano que estava no veleiro foi preso em flagrante, mas acabou absolvido pela Justiça Federal, que alegou falta de provas em um processo judicial que causou muita polêmica. O casal acabou libertado e voltou para a Itália.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade