Terça, 25 De Março De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Tribuna


Publicado em 08 de janeiro de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Alta do senador
O ex-senador Valadares (PSB) recebeu na quinta-feira (6) alta do Hospital Sírio Libanês (SP), onde foi submetido a uma cirurgia do coração. “Agradeço a Deus pela graça recebida, e a todos os que rezaram por mim e me enviaram votos de plena recuperação”, postou o ex-senador nas redes sociais.
Valadares se submeteu a cirurgia para desobstrução de quatro artérias do coração, no último dia 23 de dezembro. A necessidade da cirurgia foi detectada durante exames no hospital Primavera, em Aracaju. Ele deveria ter tido alta no dia 29 de dezembro, mas uma infecção urinária prorrogou a internação.
Valadares perdeu a eleição para o senado em 2018, quando tentava o quarto mandato consecutivo. Aos 78 anos, estava animado para disputar este ano vaga de deputado estadual, cargo que já exerceu no final de década de 1960. Com a cirurgia, a família e os médicos farão uma avaliação no período das convenções.

João Daniel confiante
O deputado federal João Daniel, presidente estadual do PT, considera o ano de 2022 fundamental para o Partido dos Trabalhadores. Segundo ele, “o PT precisa e voltará a governar o Brasil, fará um grande projeto de desenvolvimento econômico e social pensando na população, na soberania nacional, na geração de emprego, renda, numa agricultura forte que produza alimentos e na soberania alimentar”.
Em Sergipe, disse ele, “temos a oportunidade de, pela primeira vez, depois desse ciclo que se passou – Déda eleito e reeleito governador, Jackson eleito e reeleito governador e Belivaldo eleito -chance real de reorganizar um projeto para Sergipe, sob a liderança do senador Rogério Carvalho, que tem se mostrado um grande quadro preparado para debater política, preparado para ouvir e construir com todos os setores da sociedade sergipana e da política um projeto para o estado”.
João Daniel disse que o PT quer “uma aliança progressista, do campo popular, que traga os partidos comprometidos, mas, em especial, uma grande aliança com a sociedade, com os setores progressistas do empresariado que querem ter suas empresas, mas também querem garantir direitos aos trabalhadores e trabalhadoras, e com todas as servidoras e servidores públicos que precisam ser valorizados”.

A conta do IPTU
Mais de 200 mil contribuintes em Aracaju começaram a receber em suas residências o carnê de pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). O documento, que teve reajuste linear de 10,05%, também está disponível para emissão no site da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz).
Entre as opções facilitadas, há a possibilidade de quitar o tributo integralmente até o dia 17 de janeiro, com desconto de 7,5% para quem não possuir débitos com o município; e de 2,5% no caso de estar inadimplente. O parcelamento, por sua vez, ocorre mensalmente sempre no quinto dia útil, iniciando no dia 7 de fevereiro.

Janela
partidária
A janela partidária vai de 3 de março a 1º de abril, período em que vários deputados estaduais e federais devem mudar de partido para disputar as eleições. Um dos partidos que mais deve ter baixas é o PSC, com as saídas dos deputados estaduais Capitão Samuel e Gilmar Carvalho; e MDB, com as saídas de Garibalde Mendonça e Zezinho Guimarães. O deputado Luciano Pimentel, do PSB, também trocará de legenda.
Com a proibição das coligações proporcionais, existe também a possibilidade de candidatos representativos e de alguns deputados federais ingressarem numa única legenda, para garantir os votos necessários para a eleição de uma boa bancada.

Projeção do PIB
Segundo análise macroeconômica da MB Associados/4E Consultoria, o Produto Interno Bruto( PIB) de Sergipe deverá crescer mais de 4%, primeiro entre os estados do país junto com a Paraíba em 2022. O aumento proporcional projetado para o PIB sergipano é maior do que o do Brasil, que varia entre 0% (MB Consultoria), 0,58% (Focus/Banco Central) e 1,4% (OCDE).

A conta do IPVA
Sergipe registrou uma variação média de 15,71% no Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2022. Alguns modelos, no entanto, tiveram aumento de até 25%. O governo vai manter o desconto de 10% para pagamento à vista até o dia 31 de março.
O imposto se baseia na variação de preços de mercado da tabela Fipe, no caso dos carros usados, e no valor de nota fiscal, para os novos. A pesquisa da tabela Fipe apontou aumento tanto nos valores de carros novos quanto dos usados, diferentemente do que era registrado nos últimos 20 anos, no qual era comum a redução de preço de veículos usados.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade